Você imaginou reunir em um espaço artistas emergentes com a finalidade de criar um lugar assombrado para uma experiência sensorial nada agradável e assustadora? Um lugar com cheiros estranhos e que impregnam em tudo, nas roupas, nos cabelos ficando por onde você passa?
A St. Croix Sensory é uma empresa que testa odores através de seus olfatômetros, e em parceria com a Soap Factory, desenvolveu um espaço de arte experimental, um porão assombrado, no centro de Minneapolis, hoje é atração turística na cidade. Uma experiência olfativa difícil de esquecer, que durante todo mês de outubro nos últimos oito anos, Egner - gerente de programa para a fabrica de sabão, McGinley, e um grupo de artistas e voluntários se uniram para criar um "smellscape" personalizado para o porão assombrado. A Soap Factory, é um laboratório para a experimentação artística e inovação, dedicada a apoiar artistas e envolver o público através da produção e apresentação de arte contemporânea em um ambiente único e histórico.
Instalado diretamente no subterrâneo da Soap Factory, um espaço sujo e nada convidativo do edifício, o porão assombrado consiste em uma série de salas, ou cenas, cada uma criada por um artista emergente. Apesar (ou talvez por causa de) de suas origens eruditas somente adultos são permitidos no circuito, vestidos com sapatos fechados e uma máscara de proteção, armados com uma palavra de segurança (tio ), apenas no caso de alguma coisa inesperada acontecer. Os visitantes entram em grupos, mas muitas vezes se separam através do espaço de doze mil metros quadrados; eles podem engatinhar, subir e correr, ficar coberto de sangue, ou ser colocado em um caixão por um homem desdentado em um macacão laranja. Toda a experiência dura breves mas intensos 20 minutos, apesar de quase uma centena de pessoas terem sido socorridas no início deste ano gritando a palavra chave - tio