quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aromatização no ambiente de trabalho pode ajudar a melhorar a produtividade e criar uma imagem positiva da empresa.


É sempre oportuno voltar ao assunto, principalmente quando falamos de bem-estar e qualidade de vida, seja no ambiente doméstico, urbano, ou no trabalho. Por este motivo reavaliar um projeto olfativo é sempre uma boa estratégia quando falamos de gestão e prioridades em ambientes corporativos. Uma empresa não cresce por si mesma, ela tem em seus colaboradores a mola propulsora que alavanca seu crescimento e sucesso. É o conjunto de mentes laborais criativas e felizes que trazem resultados, e maior produtividade. Como todo conjunto de ações nada pode ter uma finalidade banal, ou simplesmente com objetivos não fundamentados em estudos. O ser humano sabe quantificar e qualificar uma ação coletiva de resultado, e quando uma ação é introduzida pró-forma..


A visão no homem contemporâneo tornou-se o sentido mais aguçado, sendo o olfato a segunda função importante de todos os nossos cinco sentidos, sendo a capacidade olfativa feminina mais intensa que a masculina. Portanto, com a mulher cada vez mais produtiva em ambiente corporativo, a aromatização toma um outro patamar de importância dentro do aspecto funcional de resultado.

Todos nós temos nossa própria identidade única de odor ou "impressão digital". Nosso humor melhora até 40%, quando expostos a fragrâncias agradáveis,e 75% das nossas emoções são desencadeadas pelo cheiro. Em um experimento em que funcionários foram observados, eles fizeram 54% menos erros de digitação quando trabalham em escritório aromatizado com limão e/ ou fragrância cítrica, do que aqueles em que não havia nenhum aroma.  

Descobertas com base em uma pesquisa realizada com 40 executivos de escritório, com idade entre 19-50 anos de idade, mostrou que 35% dizem que o cheiro é a primeira coisa que eles prestam atenção quando andam em um estabelecimento, 93% concordam que a aromatização do ambiente afeta a sua produtividade e humor reduzindo o estresse; e 98% concordam que o inverso – o mau odor - afeta seu desempenho no trabalho e decisões de negócios; 93% se sentem valorizados se seu local de trabalho estiver perfumado.

Criar um ambiente caloroso e acolhedor através de um estudo olfativo que gere a ambientação necessária àquele local específico de trabalho tem sido um recurso valorizado nos últimos anos. Estudos mostraram que a exposição aos aromas agradáveis, como a lavanda pode melhorar o desempenho laboral, aliviar tensões e reduz o estresse, como também ajudar a melhorar a produtividade, e criar uma imagem positiva da empresa junto aos seus colaboradores.

Aqui um infográfico detalhando os benefícios da aromatização em ambiente de trabalho.

Aroma Essencial.


Nenhum comentário: