segunda-feira, 31 de maio de 2021

Qual a importância do aroma em fases onde nossos sentidos são colocados à prova?


Vivemos tempos estranhos e desafiadores. Todos os nossos sentidos estão à flor da pele devido à desinformação e à especulação midiática que assola nosso dia a dia. Aqueles que desligam as fontes propagadoras do medo, que não permitem um estado de serenidade e lucidez para decodificar a informação de forma equilibrada, estão em patamar melhor quanto aos estímulos emocionais. Agregar informação objetiva deveria ser o cerne de qualquer veículo de comunicação responsável, porém não é o que estamos vendo no dia a dia. Vender o pânico e a morte gera mais controle e dependência, e as industrias farmacêuticas se alimentam de uma fatia considerável desse mercado. 

Nosso intuito é mostrar como a natureza pode ajudar para amenizar este estado emocional. O aroma desde tempos remotos é um balsamo para o corpo e a alma. É sentir o cheiro de grama cortada, ou lenha no fogo, ou mesmo macerando uma erva ou flores e nossa mente automaticamente acalma. O cheiro de pão ou bolo assando, do chá ou café em um momento de relaxar; o cheiro de chuva  e terra molhada, o cheiro de mar ou de floresta. Todos estes momentos nos levam a algum lugar, ou para dentro de nós mesmos. 

Um dos pontos importantes nesta fase que atravessamos é o sistema imunológico. Desde o final de 2019 falávamos, em outras mídias onde abordamos temas correlatos, sobre a importância de manter o sistema imunológico em nível ideal. O mundo ainda nem sabia o quê era este vírus, e se era espontâneo ou criado em laboratório. Sempre estivemos com a segunda opção, pois a velocidade com que gerava mutações não nos parecia normal. Porém, não vamos entrar neste mérito por acabar em uma discussão política. Vamos ao nosso ponto principal: aromas e em que podem ser úteis nesta fase para nosso estado emocional e para ser um coadjuvante para nosso sistema imunológico. 

Quando resolvemos mudar nosso estado mental e emocional para um pensamento construtivo e positivo, isto não quer dizer que tiramos o foco da realidade, pelo contrário o ampliamos. Os aromas, através de óleos essenciais nos permite este salto em qualidade de vida. Olíbano, por exemplo, é imunoestimulante, energizante e fortificante do sistema nervoso; a bergamota é calmante e sedativo; mas como agregar o quê nos é útil para uma fase de nossas vidas? É neste ponto que a orientação de um aromaterapeuta é importante e auxilia na composição de OE que melhor resultado dará à questão que você precisa sanar. Hoje, é possível consultar as propriedades dos OE, suas funções e benefícios através da internet, no entanto, a combinação eficiente e mais pontual terá no profissional um resultado eficiente.

Esta matéria tem como objetivo estimular a busca por meios naturais e eficientes, e que podem ser um grande apoio neste momento onde muitos estão atônitos e desorientados. Alguns profissionais estão dedicando algumas horas de seu dia para casos em que o recurso financeiro falha. Veja se na sua localidade estão formando estes grupos. A palavra hoje é união e fé em nossa raça humana, pois não podemos perder nossa Humanidade.


  




Nenhum comentário: