quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Brasil já é o maior mercado de fragrâncias do mundo

As vendas de perfumes apresentaram um crescimento forte no Brasil nos últimos anos. Agora, em 2010, as vendas desse mercado no país movimentaram US$ 6029,5 bilhões no ano (valor de varejo), o que o torna o maior mercado consumidor de perfumes no mundo, passando à frente dos EUA, que movimentou USD$ 5.347,5 bilhões em 2010, revelou a agência internacional de pesquisa e análise Euromonitor.


Em 2009 os Estados Unidos movimentaram 5.257,4, enquanto este mercado no Brasil já mostrava seu vigor, um faturamento de US$4.552 bilhões. O terceiro lugar ficou com o mercado alemão, com US$2.497,2. A França, ficou em quarto lugar, com US$2.448,5 e a Rússia, em quinto, com US$2.171,0 bilhões.O resultado, de acordo com a agência, é atribuído ao tamanho do mercado e a alta propensão do consumidor brasileiro a comprar perfumes. Mas a rápida depreciação da moeda americana frente ao Real, segundo a agência, teve papel importante para colocar o Brasil na dianteira desse mercado em 2010.

Os perfumes chamados premium ainda apresentam uma participação bastante pequena na composição do mercado total, por conta dos altos impostos de importação e da relativa baixa renda da maioria da população.De acordo com o Euromonitor, apesar das empresas nacionais O Boticário e Natura juntas, somarem quase 60% do mercado, o Brasil continua a atrair empresas internacionais. Senão, vejamos o grande volume de lançamentos que começam a chegar ao país e as tendências que são assimiladas ou tratadas de um jeito meio bossa nova.

Lançamentos internacionais

A LVMH está lançando Escale aux Marquises, de Dior, que, como o nome denuncia, tem inspiração nas Ilhas Polinésias, com a exótica flor Tiare e Vanille tahitensis combinadas a especiarias. Da espanhola Loewe Aire Loco, uma fragrância feminina floral frutal com acordes amadeirados de Cedro da Virginia e “7 Loewe”, uma fragrância mística que aposta no número 7, que dialoga com diversas culturas e tem por característica apenas 7 elementos. A distribuidora vai lançar ainda este ano Very Irresistible – L´Intense, de Givenchy, um perfume com atitude rock, que traz notas radiantes de ameixa roxa e a Rosa Turca, como uma variedade prestigiosa, marcando o surgimento de uma feminilidade sofisticada e confiante. Kenzo Amour Eau de Parfum, um floral amadeirado almiscarado e em Kenzo Amour Eau de Toilette Florale a saída leve, com flores de frangipani, gardênia e botões de rosa e madeira de cedro nas notas de fundo.

“Mundialmente as tendências são uma repetição do ano passado, não há nenhuma revolução em perfumaria acontecendo. Continuam os amadeirados, a sensualidade”, diz a perfumista da IFF Carmita Magalhães.
A rosa, que também aparece em várias fragrâncias do ano. Além de L´Intense, Kenzo Florale traz botões de rosa, Flora by Gucci, que também incorpora um toque oriental, tem uma rosa mais sutil e L’Eau d’Issey reinterpreta dois códigos da feminilidade: a rosa e a cor rosa, com acordes de uma rosa em seu florescer – vivaz, límpida e elegante na sua simplicidade. A marca usa o método Firnat na criação da nota da Rosa, que realça a fragrância original, mas se diferencia com qualidades naturais, suaves e ricas.“Na Europa a Rosa está ficando um pouco mais misteriosa. O ano passado houve muitos perfumes que usaram rosas, mas este ano ela está um pouco diferente, mais sutil,” diz a perfumista da IFF. Entretanto ela atesta: continuam os orientais, cada vez mais amadeirados. “Estamos vendendo mais madeiras,” diz.
“As pessoas gostam do que elas conhecem”, atesta Carmita. De acordo com ela, a evolução é lenta, mas há sutilezas. “O mercado está mais sutil, se adequando ao que as pessoas querem. Você não vê surgirem marcas novas. Um Flower by Kenzo, por exemplo, é desenvolvido em cima da marca, porque ela já é conhecida,” diz. O recurso, de acordo com a perfumista, tem muito mais a ver com a consciência sobre movimentos sociais e econômicos. “É o que é gostoso, não há muita ostentação,” diz Carmita.

Na perfumaria masculina The Secret by Antonio Bandeiras (Puig), lançado em Janeiro, um perfume fresco oriental especiado segue a tendência oriental amadeirado, com notas de madeira ao fundo imprimindo sensualidade à fragrância, uma característica apreciada entre os homens brasileiros. Para o homem, a RR Perfumes traz ao país Dolce & Gabbana The One Gentleman é oriental e amadeirado e em junho a versão masculina de Boss Orange e Bang, de Marc Jacobs. No Brasil, que é um país novo, por exemplo, a evolução é mais marcada, porque há mais por fazer e a população é jovem. Então há mais caminho para coisas novas. É próprio deste mercado. A crise não chegou muito por aqui,” diz Carmita Magalhães.

De acordo com ela as famílias olfativas estão pegando força, cada vez mais através de uma sensualidade. “Está havendo uma orientalização brasileira, mas com mais nuances, um pouco bossa nova. Também nos masculinos, estamos vendo que os orientais estão entrando progressivamente.” indica a perfumista.
Paralelamente, Barbara Kern, vice-presidente da RR Perfumes e Cosméticos lembra que está havendo também depois da crise financeira de 2008/2009, um resgate de fragrâncias mais suntuosas, tanto na composição olfativa – florais orientais – quanto nas embalagens. “As principais tendências são as fragrâncias florais, florais frutais e florais orientais,” diz. Outra tendência marcante, de acordo com Barbara, é o crescimento das fragrâncias florais frutais que tem enfoque mais “girly” e “fun”. Exemplos são SJP NY (Sarah Jessica Parker), Joy of Pink de Lacoste e Harajuku de Gwen Stefanni.  Outro exemplo de fragrância floriental é Step Sexy, da Avon, que combina flores, frutas e o óleo da madeira de Pau Rosa e âmbares ao fundo.

Timing

As fragrâncias internacionais são lançadas na maioria das vezes em setembro e outubro, mas, com os trâmites legais para a entrada de produtos os lançamentos acabam chegando com 3 a 4 meses de atraso, “o que por um lado até que é vantajoso, pois coincide com as datas comemorativas no fim do ano,” diz Babara. Para Mônica Sierra Ceballos, Brand Manager da LVMH o inverno é a época de criar e seduzir com notas marcantes e envolventes que transmitem sensualidade, personalidade e satisfação. “Cada perfume tem uma historia e, muitas vezes o luxo esta refletido no processo e na exclusividade de cada produto”.

Fragrâncias brasileiras

A diretora de marketing e vendas de O Boticário, Andréa Mota, disse em entrevista ao jornal Estado de São Paulo que, atualmente, 61% dos brasileiros usam algum tipo de perfume. Ou seja: há quase 40% de consumidores em potencial. “No Brasil, que é um país novo, por exemplo, a evolução da perfumaria é mais marcada, porque há mais por fazer e a população é jovem. Então há mais caminho para coisas novas. É próprio deste mercado,” aponta Carmita. “É importante que as empresas saibam identificar tendências regionais: no Nordeste, por exemplo, as colônias tipo splash – que ficam menos tempo na pele – dominam as vendas. “É uma questão cultural. No Nordeste, as pessoas tomam vários banhos por dia. Então, não é preciso que o perfume permaneça por 12 ou 24 horas”, explica. “E a formulação permite que o produto seja aplicado no corpo inteiro,” disse Denise Coutinho, gerente de perfumaria da Natura ao jornal.

Vólgere Bianco, da L´Acqua di Fiori, lançada em fevereiro deste ano é um Floral Frutal com inspiração na cor branca. Desenvolvida pelo perfumista Thierry Bessard, combina maçã e mandarina nas notas de saída a um corpo sensual, com âmbar, almíscar e notas balsâmicas ao fundo. Outro exemplo é fragrância feminina recém lançada Louca Insensatez, do Boticário, é da família olfativa Floral Amadeirada. Desenvolvida pelo perfumista Alberto Morilas, da casa de fragrâncias Firmenich a fragrância apresenta uma combinação de acordes frutais a saída, com cedro no corpo misturado à erva-doce, ao alecrim e a maçã, com notas de fundo com madeiras e musk. “Com o aumento da renda, as pessoas passam a testar novos tipos de produtos”, diz Andréa Mota, do O Boticário. “Adaptamos ao Brasil, suas necessidades, com sua história e seu clima próprios,”Hoje a diversidade com estas tecnologias nos permitem ter um repertório muito mais amplo. E também há o nível de apuramento dos cheiros, que ficam mais limpos e naturais.

A Sarfam por exemplo trabalha com extratos aromáticos, que seguem o conceito Fragrance-Free, ou seja, produtos de origem natural. “É possível utilizá-lo em uma gama de produtos sem oferecer alto grau de irritabilidade comparados aos produtos sintéticos,” diz Cristina Unten, do marketing da Sarfam. Agora, a valorização do casal está propondo outra tendência em perfumaria, não mais unissex, como CK One, mas perfumes para se amar, de maneiras diferentes – com perfumes masculinos e femininos que inspiram o namoro ou a sensualidade declarada. Seja como for, o perfume, que também atende à ascendência social, é muito utilizado neste país para a sensualidade. A linha Amó da Natura ilustra essa corrente, com 3 fragrâncias para serem usadas a dois. O mais recente lançamento, Amó Xodó Desodorante Colônia Feminina tem a assinatura olfativa original e moderna da linha cujo caminho floral combina o frescor da lavanda, a cremosidade do sândalo e o aconchego do musk – sob medida para aquecer e envolver. E a marca Eudora (grupo Boticário), apresenta na linha Poderosa fragrâncias para potencializar a sensualidade.

Seja como for, nacional ou internacional, os brasileiros amam cheirar bem e proporcionar este prazer aos outros e não é a toa que um país cuja tradição em perfumaria tem pouco mais que duas décadas, se transformou no primeiro mercado consumidor do mundo.

Fonte: Cosméticos BR (16/05/2011)

Um comentário:

Martin disse...

As mulheres brasileiras gostam muito de perfume. comprar muitos perfumes e utilizado em todos os momentos. Gostaria de saber quais são os perfumes femininos importados mais comprados. obrigado