Normalmente quando se contrata uma empresa especializada em aromatização a pergunta é: “A aromatização fará com que o consumidor compre mais o meu produto?”.
Bem, vamos entender um pouco mais sobre o uso de aromatizantes como estratégia de marketing. Que pode ser usado tanto em lojas de sapatos e roupas, como em lojas de produtos alimentícios. Veremos a forma que é usado em cada uma delas e qual o retorno esperado.
Cada segmento possui uma peculiaridade específica e por isso, em cada tipo de loja é adotada uma estratégia diferente. No caso das lojas de roupas e calçados, o ambiente aromatizado não vai fazer com que o consumidor compre mais, contudo existem outras formas de conseguir lucros com a aromatização. A primeira coisa a ser feita é escolher a
fragrância certa para o local, sempre tendo como foco o público-alvo da loja. Como ela agradará ao cliente, ele sentirá um maior prazer em permanecer na loja, ficando na mesma mais tempo do que realmente passou em um ponto de venda não perfumado que, fenômeno chamado de “Spatio-Temporal”. Assim, o vendedor da loja pode realizar o seu trabalho com maior precisão e tempo, tendo como resultado o aumento do ticket médio da loja.
Existem outras formas de usar o marketing olfativo em lojas de roupas e calçado e as grandes marcas perceberam isso, investindo no desenvolvimento de um logo olfativo para suas lojas. Com isso, além do cliente permanecer mais tempo no local, é criado um vínculo com a marca. Assim, toda vez que a marca fizer um evento e aromatizá-lo, entregar uma mala direta aromatizada, entre outras coisas, o cliente vai associar a fragrância à marca.
Também temos casos em que o cliente usa a fragrância para criar uma atmosfera única, que é somada à decoração da loja. Observando os casos citados, notamos que o marketing olfativo tem uma forte contribuição para a valorização da marca, um grande apelo emocional, além de auxiliar os vendedores na hora de executarem suas vendas. Agora conto como o marketing olfativo pode influenciar diretamente no aumento das vendas de determinados produtos. São dois os casos mais comuns onde o uso de uma fragrância aumenta as vendas de um produto: quando trabalhamos com produtos alimentícios e quando usamos uma fragrância como demonstração de um perfume.
Fonte: http://blogdacasaumc.wordpress.com/2009/04/20/marketing-olfativo/
Rede sobre Marketing Olfativo e Identidade Olfativa. Reúne informação e busca ampliar a discussão sobre o tema. Olfactory Marketing Network and olfactory identity. Gathers information and seeks to expand the discussion on the topic.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Marketing Olfativo - Cases
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