sábado, 4 de julho de 2009

Explorar os sentidos...

A importância do relaxamento nas atividades físicas

No suplemento da revista Veja número 39 página 8, a seção Mistérios da Cidade, apresentou uma interessante reportagem sobre a esteira com cheirinho, denominada uma esteira ergométrica para “explorar os sentidos” e, assim, deixar as corridas menos monótonas, despertando o olfato: seu sistema de ventilação exala aroma de laranja, calmante, sedativo, anti-coagulante e indicado para dores musculares e eliminação das toxinas, apropriado para a situação da atividade física.


Sinal dos tempos, mas não foi sempre assim. A atividade física, desde a Grécia antiga, preconiza a relação do homem com o desenvolvimento da saúde e bem-estar, porém, não com a ênfase dada atualmente. Para um indivíduo ser saudável através da atividade física é necessário que seja assistido por um ou mais profissionais que reúnam ótimas condições para tal, envolvendo conhecimentos nas áreas da pedagógica, técnica, fisiológica e psicológica.


Podemos afirmar que o indivíduo alcança os seus objetivos na atividade física quando é bem preparado em todas as áreas; isto quer dizer que somente o gesto mecânico – a técnica do exercício; a intensidade, exercícios fracos, moderados e fortes; o volume, quantidade de exercícios ou o relaxamento, realizado após os esforços, não significam que o individuo será saudável, mas a relação entre as diversas áreas é que fará com que alcancem a saúde desejada. Indivíduos param ou desistem da atividade física pois não se conscientizaram da importância, demonstrando que não estavam psicologicamente preparados e com objetivos em desenvolver a sua saúde. Em outras palavras, estavam preocupados na execução dos exercícios e não da importância deles.


Dentre as diversas áreas desenvolvidas atualmente, uma delas a psicologia,tem crescido e vem sendo estudada e por especialistas da área, psicólogos do exercício, massoterapeutas e aromaterapeutas. A tendência tem sido acompanhada, mesmo que timidamente, pelos profissionais da atividade física e também pelos fabricantes das máquinas, como demonstra a matéria publicada.


A psicologia do exercício preconiza o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em atividades físicas e a aplicação prática desse conhecimento. Os profissionais que trabalham com a psicologia do exercício tem em mente objetivos de entender como a participação em exercícios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar de uma pessoa. Realizam esse estudo fazendo as seguintes perguntas: Correr reduz a ansiedade e depressão? A participação diária na prática da atividade física melhora a auto-estima? A prática da atividade física relaxa e é anti-estressante?


O “cheirinho” em questão utilizado nas esteiras responde a última pergunta. Segundo estudos da psicóloga e aromaterapeuta Samia Maluf, os aromas são importantes para buscar e revigorar as energias.
O olfato é o menos compreendido dos nossos sentidos. Isso resulta, em parte do fato de que o sentido do olfato é um fenômeno subjetivo, que não pode ser estudado com facilidade nos seres humanos, mesmo assim estudos relacionando as células olfatórias e o sistema nervoso tem demonstrado a importância dos aromas na atividade física. O problema reside no fato que a mesma célula olfatória selecionadora do aroma agradável, poderá estimular também o aroma desagradável. E a questão é: será que os profissionais da área da atividade física, aqueles que controlam o gesto esportivo, o volume e a intensidade dos exercícios, estão preparados e conhecem as células olfatórias?

Prof. William Urizzi de Lima
Professor de Educação Física
Psicólogo Clínico
Fonte: http://www.clickspa.com.br/artigos_importancia.htm

Nenhum comentário: