sábado, 13 de junho de 2009

Emoção ajuda a vender

Lojas usam aromas para atrair e lembrar consumidores dos seus produtos.

Silvana Caminiti


A cada dia novas estratégias de marketing surgem no varejo com um só objetivo: atrair o consumidor e reforçar a imagem da empresa com o cliente. Uma das novidades nesse campo é o marketing olfativo, que conquista o cliente pelo cheiro, fazendo com que ele fixe o aroma à marca.

O conceito é simples: quando inspiramos um aroma, o cérebro ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções. Sempre que sentir aquele perfume, o consumidor lembrará automaticamente daquele lugar ou produto.

"O consumidor é emocional e a idéia é exatamente aumentar o impulso emocional e diminuir a resistência racional a uma compra", explica o consultor de varejo do Sebrae, Luiz Carlos Martins.

Uma das empresas que oferecem perfumes para serem trabalhados como ferramentas do marketing olfativo é a Biomist Aromasys, que trabalha com 28 diferentes tipos de fragrâncias, com aromas de flores, plantas, frutas e até mesmo de perfumes famosos ou exclusivos, desenvolvido especialmente para esse ou aquele cliente.

O perfume é infundido no ambiente com um aparelho à base de pilhas, em intervalos regulares. Entre os mais de mil usuários do sistema em todo o País, está a Titele, loja de utilidades para o lar, no Largo do Machado, no Rio. Fátima Ferreira, sócia da loja, conta que há cinco meses passou a usar o Angel, um perfume suave, na empresa e que já é possível ver os resultados. "Os clientes quando entram logo notam o aroma e adoram, pois também ajuda a tornar o ambiente mais agradável", diz. .


Outubro/2002
JORNAL O DIA
Negócios de Sucessos

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