A maior parte de itens alimentícios ricamente aromatizados simplesmente não seriam consumidos sem uma alta dose de aromatizantes (como chicletes e balas). Não existem estudos sobre o consumo anual que mencionam problemas com quantidades ingeridas, mas parece seguro assumir que a ingestão de aromas adicionados aos alimentos é muito menor que a de aromas contidos naturalmente em alimentos. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Food Marketing Institute, em 1993, a qualidade sensorial de um alimento tem sido apontada pelos consumidores como sendo mais importante que o valor nutricional, preço ou segurança alimentar. Pesquisas recentes têm ligado a percepção de compostos odoríferos à memória e, portanto, o comportamento da resposta a um determinado estímulo não é controlado por funções conscientes do cérebro. O crescimento do interesse da indústria de alimentos no setor é facilmente explicado pelo reconhecimento de que compostos voláteis agem como mensageiros químicos nos seres humanos.
Fonte:http://www.setor1.com.br
Rede sobre Marketing Olfativo e Identidade Olfativa. Reúne informação e busca ampliar a discussão sobre o tema. Olfactory Marketing Network and olfactory identity. Gathers information and seeks to expand the discussion on the topic.
sábado, 4 de julho de 2009
A importância do aroma na indústria alimentícia
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