O Branding Olfativo no Brasil é uma terminologia recente, mas além de nossas fronteiras é realidade nas grandes indústrias dos Aromas.
Já postamos aqui o artigo “Scent Branding Sweeps the Fragrance Industry”, que fala sobre o uso do "scenting ambiente" em um esforço para deixar impressões indeléveis nos seus clientes, leia novamente na integra: http://www.businessweek.com/magazine/content/10_26/b4184085987358.htm
Já postamos aqui o artigo “Scent Branding Sweeps the Fragrance Industry”, que fala sobre o uso do "scenting ambiente" em um esforço para deixar impressões indeléveis nos seus clientes, leia novamente na integra: http://www.businessweek.com/magazine/content/10_26/b4184085987358.htm
Criar significado é basicamente o fator do branding que gera uma experiência entre o público-alvo e a marca através dos sentidos, neste caso do olfato. Vamos dar uma olhada no aspecto semântico do termo “significado”.
Signo = significado (conceito) + significante (forma gráfica+som).
A semântica é simplesmente aquela parte da gramática que abrange os significados das palavras. Em semiótica, semântica é aquela dimensão do entendimento que nos dá conta dos significados de todo e qualquer signo ou de toda e qualquer composição significa ou proposição. A semântica, em semiótica, diz respeito a todo tipo de signo, e não somente das palavras escritas ou faladas e dá conta da compreensão também de imagens e sons e toda e qualquer informação que nos chega pelos sentidos e pela elaboração mental.
Portanto, significado se refere às unidades mínimas de significação que fazem parte do código lingüístico. Tudo isso para dizer que chegar a uma terminologia que represente algo – empresa ou produto – e somar a ela uma identidade, no nosso caso olfativo, devemos ter a sensibilidade de criar uma simbiose que faça sentido para o público-alvo.
Voltando ao branding olfativo temos uma composição de fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa uma ação dessa nova ferramenta de marketing. Duas matérias esta semana chamaram a atenção daqueles que buscam informação sobre o assunto. Uma falando sobre vendas, combinação de aromas e definição da cartela olfativa em ambientes múltiplos. Outra sobre a utilização de aromatizadores a partir de óleos essenciais e sua influência no organismo humano.
Boa leitura!
Cybele Fiorotti
Fonte: http://www.casamay.com.br/
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