quarta-feira, 15 de junho de 2011

Marketing Emocional x Marketing Olfativo

Temos chamado a atenção em outros artigos aqui no blog,  para o uso irrestrito do marketing olfativo como ferramenta para atrair e fidelizar clientes, sem um estudo previo e responsável sobre esta ferramenta. É um ótimo recurso, sim é. No entanto, lidamos com uma área do cerebro humano que nos remete a sensações e reações emocionais e fisicas diante do recurso usado. É mais uma matéria de alerta para que a utilização dos aromas esteja caminhando junto com as pesquisas da neurociência e não simplesmente pela voracidade do mercado. O ideal é estar sempre atento às pesquisas e novos dados sobre o assunto.Vamos atualizar esta ferramenta do Marketing, com a leitura de livros com o objetivo de ampliar a discussão. Citamos alguns:  Le Marketing Olfactif - Sorbonne, lançado em 1999; Marketing Interativo -Jean-Marc Lehu; BRANDSENSE -Martin Lindstrom (realizamos uma ótima entrevista com ele para o blog); AROMAS E EMOÇÕES - Shirley Price.

Nenhum comentário: