Entrevistamos Cristiano Paganin, Diretor de Desenvolvimento de Produtos da Tone Derm, sobre a apresentação da logomarca olfativa, em São Paulo, durante a Hair Brasil.
A Tone Derm, empresa de Medicina Estética, tecnologia de ponta a favor da beleza e qualidade de vida, apresentou recentemente, em São Paulo, sua logomarca olfativa. O projeto desenvolve o conceito de bem estar para clientes, funcionários e a aproximação com a natureza: uma sinergia entre corpo, natureza e tecnologia criada por diversos profissionais. A demonstração foi feita através de cartões de cerâmicas aromatizados, nos quais o público presente pode sentir “o perfume” que melhor representa a empresa nesta fase. Outro segmento da empresa que também desenvolveu sua logomarca olfativa foi a linha de aparelhos estético-médicos portáteis, para atendimentos em domicilio e home care.
Renata Figueiredo, psicóloga especializada em aromaterapia, sugeriu a inserção de essências em pequenos cartões de cerâmica, elaborados por Marisa Moraes do Studio de Cerâmica e Design. “A aromaterapia ambiental é muito utilizada em clínicas, lojas, spas e empresas, adequando-se a cada uma delas a partir de um levantamento de necessidades. As essências podem purificar o ambiente, melhorar o relacionamento, aumentar a criatividade e reduzir o cansaço”, confirma Renata.
Para os produtos Fitto, linha de equipamentos portáveis, leves e com diversas funções, foram escolhidos aromas que retratam suas qualidades. A Lavanda, por exemplo, transmite esta sensação de leveza e limpeza. Já o Sândalo, facilita o contato social e traz o equilíbrio necessário no ambiente de trabalho. A essência de Lima, por sua vez, traz leveza, alegria e ajuda no processo criativo. “Mesmo trabalhando com tecnologia de ponta, acreditamos que os recursos naturais nos ajudam a encontrar o equilíbrio necessário para a vida profissional. Com este projeto vamos beneficiar todos os envolvidos: dos funcionários da fábrica ao cliente final”, confirma Cristiano Paganin, diretor de desenvolvimento de produtos da Tone Derm.
Aroma Essencial: Como valor agregado o que a marca é hoje para uma empresa?
Cristiano Paganin: A marca de uma empresa corresponde hoje ao seu bem mais precioso e seu valor está relacionado à como os stakeholders a percebem e se relacionam com ela. Na era do consumidor, em que as corporações estão sujeitas à vigilância constante de seu público-alvo, é imprescindível zelar pela marca com o objetivo de garantir o crescimento sustentável dos negócios. “Hoje, qualidade e eficiência devem representar uma meta de excelência em todos os processos da corporação. E isto significa visão holística da estrutura da organização, permitindo a definição de parâmetros e mensuração dos processos, a escolha das melhores ferramentas de gestão e, principalmente, como serão aplicadas as melhorias
Aroma Essencial: Como surgiu o projeto de “marca olfativa” para a Tone Derm?
Cristiano Paganin: Tudo começou “sem querer”, sempre que uma esteticista utilizava uma essência no recipiente de vapor de ozônio durante um procedimento estético, os clientes percebiam algo diferente, uma sensação boa e positiva. Também quando estávamos expondo os nossos produtos em eventos, o mesmo acontecia com a propagação do aroma no estande, estimulando uma sensação agradável junto ao público e aos funcionários da empresa que lá estavam trabalhando. Como tenho na minha memória lembranças que estão associadas a perfumes, esses fatos não passaram despercebidos, procurei então inserir em nossas ações de marketing estratégias que pudessem diferenciar nossos produtos de forma sutil, estimulando emoções, esperando que a fidelização estivesse lincada ao bem estar ou a algo agradável. Assim, resolvi procurar uma aromaterapeuta, a Renata Figueiredo, que desenvolveu uma sinergia aromática para a Tone Derm, sendo os aromas escolhidos: tangerina, que aguça a curiosidade e traz alegria. Manjericão, que melhora o convívio social e por último, Casca de Canela, que aquece emocionalmente, o que contribui para fortalecer a identidade da empresa, que desenvolve produtos para a beleza e estética, trabalhando com alto grau de tecnologia. Assim, queríamos proporcionar equilíbrio com a introdução de elementos da natureza.
Cristiano Paganin: Levando em conta que o consumidor está mais exigente, quis ousar para atingir a diferenciação que somasse aspectos positivos à qualidade dos produtos da empresa.Nos grandes eventos, como feiras e congressos, precisamos de ações que “influenciam” várias pessoas através da percepção sensorial, que não pode ser deixada de lado, por isso trouxemos cores, texturas, aromas para a marca Tone Derm, incluindo press kit para a imprensa, sempre com o intuito de agregar valor, trazer interatividade, fidelizar clientes, e acima de tudo criar condições de equilíbrio e bem estar.
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