quarta-feira, 12 de junho de 2013

Hotelaria e Aromatização - A prática


Corbett Aroma Hotel

A opção de utilizar a logomarca do hotel nos produtos que muitos hóspedes levam para casa, por exemplo, é uma boa estratégia de marketing e ferramenta para avaliação positiva e que conduza ao sucesso. (Revista Hotelaria -09/04/2013)

Ir além do que é contratado e superar as expectativas do cliente é uma das melhores formas de alavancar resultados.  Quando saímos para aquelas férias tão esperadas, ou mesmo estamos em percurso profissional, sempre desejamos que o local que nos acolhe esteja dentro das expectativas, ou seja, aconchego, bom atendimento, limpeza, conforto, boa alimentação, mimos.


 




Chegamos ao ponto em que uma boa gestão faz toda a diferença. Manter em ambientes  pesquisas que nunca serão lidas e analisadas com atenção, mostra total despreparo da organização.  Em questões  simples, e às vezes consideradas “bobas” , podem estar um forte mote para uma ação de marketing bem planejada. Um hospede diz que sofre de insônia, e gostaria de ter travesseiros à base de óleos essenciais voltados para esta finalidade. Uma ação que pode ser estendida para uma maioria, após a pesquisa.  Um detalhe simples que pode estender-se para outros  tipos de ações voltadas para o conforto e bem-estar da clientela. 

A aromatização é um recurso que deve ser usado com muita sutileza, para não invadir outros espaços criando um choque de aromas, e nem tornar-se enjoativo. Devem ser levadas em conta todas as características locais e de publico, que um bom projeto olfativo levanta em mínimos detalhes.

Causar impacto com ambientesmultissensoriais não é mais um luxo, mas uma necessidade dos tempos modernos que privou o homem de estar junto à natureza, em estado de imersão total. Criamos a partir daí, inúmeras possibilidades de dar a este cliente uma condição, o mais próxima possível, de realidades das quais ele não mais tem familiaridade.

Excesso? Não, cuidado! Um fator que diferencia quem aprendeu que servir não é uma simples troca de favores: eu sirvo e você me compensa; mas um gesto de total integração entre as necessidades de ambos os lados, que serão coroadas de êxito quando for instintiva e prazerosa.  Eu atendo por prazer de ver o outro feliz. Isto multiplica a satisfação de quem recebe, e de quem atende. Uma via de mão dupla.

Os aromas fazem parte das nossas memórias mais distantes, lembranças que podemos resgatar e tornar um período de descanso em um verdadeiro estado de satisfação que tornará este hospede em um agente multiplicador espontâneo.  O luxo pode estar nos detalhes, na recepção, na apresentação. O verdadeiro luxo está ligado à boa educação, ao conhecimento, à informação. Leve isso em conta ao invés de buscar em ambientes frios e lineares a falsa sofisticação. Os detalhes devem ter um propósito, não simplesmente colocados à disposição.

A prática

Algumas ideias para criar uma aura de expectativa em quem chega para ter um atendimento no mínimo especial geram boas lembranças. O uso de produto natural e artesanal é uma excelente maneira de criar varias campanhas aliadas ao meio ambiente, saúde e bem-estar, qualidade de vida. Portanto, opte pelos que tragam este benefício.

Logomarca perfumada – deve estar em todo produto que o cliente leva para casa, ou quer presentear amigos.

Perfumescustomizados – pode carregar a identidade olfativa da empresa, ou ser customizado a partir de uma pesquisa feita junto ao cliente. Itens como lençóis, travesseiros, cobertores, toalhas de tecido, de toalete.

Quarto aromatizado em pontos estratégicos, de forma sutil.

Corredores, elevadores, móveis ou papel de parede.

Itens de higiene: sabonetes em barra ou liquido, óleo corporal ou cremes, shampoo.

Hall trabalhado como ambiente multissensorial traz excelente resultado. Outras ideias como ambientar para horários específicos também geram resultados além da expectativa.

O objetivo deve estar bem descrito no projeto olfativo.  Como todo recurso sensorial em excesso gera desgaste, e pode reverter o resultado almejado. Equilíbrio e harmonia são essenciais. Conhecer sua clientela é fundamental, e atender com primazia uma obrigação que deve estar aliada ao prazer de servir.

Sucesso!
Aroma Essencial

 

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