Corbett Aroma Hotel |
A opção de utilizar a logomarca do hotel nos produtos que muitos hóspedes levam para casa, por exemplo, é uma boa estratégia de marketing e ferramenta para avaliação positiva e que conduza ao sucesso. (Revista Hotelaria -09/04/2013)
Ir além do que é contratado
e superar as expectativas do cliente é uma das melhores formas de alavancar resultados. Quando saímos para aquelas férias tão
esperadas, ou mesmo estamos em percurso profissional, sempre desejamos que o
local que nos acolhe esteja dentro das expectativas, ou seja, aconchego, bom
atendimento, limpeza, conforto, boa alimentação, mimos.
Chegamos ao ponto em que uma
boa gestão faz toda a diferença. Manter em ambientes pesquisas que nunca serão lidas e analisadas
com atenção, mostra total despreparo da organização. Em questões simples, e às vezes consideradas “bobas” , podem
estar um forte mote para uma ação de marketing bem planejada. Um hospede diz
que sofre de insônia, e gostaria de ter travesseiros à base de óleos essenciais
voltados para esta finalidade. Uma ação que pode ser estendida para uma
maioria, após a pesquisa. Um detalhe simples
que pode estender-se para outros tipos
de ações voltadas para o conforto e bem-estar da clientela.
A aromatização é um recurso
que deve ser usado com muita sutileza, para não invadir outros espaços criando
um choque de aromas, e nem tornar-se enjoativo. Devem ser levadas em conta
todas as características locais e de publico, que um bom projeto olfativo levanta
em mínimos detalhes.
Causar impacto com ambientesmultissensoriais não é mais um luxo, mas uma necessidade dos tempos modernos
que privou o homem de estar junto à natureza, em estado de imersão total.
Criamos a partir daí, inúmeras possibilidades de dar a este cliente uma
condição, o mais próxima possível, de realidades das quais ele não mais tem
familiaridade.
Excesso? Não, cuidado! Um
fator que diferencia quem aprendeu que servir não é uma simples troca de
favores: eu sirvo e você me compensa; mas um gesto de total integração entre as
necessidades de ambos os lados, que serão coroadas de êxito quando for instintiva
e prazerosa. Eu atendo por prazer de ver
o outro feliz. Isto multiplica a satisfação de quem recebe, e de quem atende.
Uma via de mão dupla.
Os aromas fazem parte das
nossas memórias mais distantes, lembranças que podemos resgatar e tornar um período
de descanso em um verdadeiro estado de satisfação que tornará este hospede em
um agente multiplicador espontâneo. O
luxo pode estar nos detalhes, na recepção, na apresentação. O verdadeiro luxo
está ligado à boa educação, ao conhecimento, à informação. Leve isso em conta
ao invés de buscar em ambientes frios e lineares a falsa sofisticação. Os
detalhes devem ter um propósito, não simplesmente colocados à disposição.
A prática
Algumas ideias para criar
uma aura de expectativa em quem chega para ter um atendimento no mínimo
especial geram boas lembranças. O uso de produto natural e artesanal é uma
excelente maneira de criar varias campanhas aliadas ao meio ambiente, saúde e
bem-estar, qualidade de vida. Portanto, opte pelos que tragam este benefício.
Logomarca
perfumada – deve estar em todo produto que o cliente leva para casa, ou quer
presentear amigos.
Perfumescustomizados – pode carregar a identidade olfativa da empresa, ou ser
customizado a partir de uma pesquisa feita junto ao cliente. Itens como lençóis,
travesseiros, cobertores, toalhas de tecido, de toalete.
Quarto
aromatizado em pontos estratégicos, de forma sutil.
Corredores,
elevadores, móveis ou papel de parede.
Itens
de higiene: sabonetes em barra ou liquido, óleo corporal ou cremes, shampoo.
Hall
trabalhado como ambiente multissensorial traz excelente resultado. Outras
ideias como ambientar para horários específicos também geram resultados além da
expectativa.
O objetivo deve estar bem
descrito no projeto olfativo. Como todo
recurso sensorial em excesso gera desgaste, e pode reverter o resultado
almejado. Equilíbrio e harmonia são essenciais. Conhecer sua clientela é
fundamental, e atender com primazia uma obrigação que deve estar aliada ao prazer
de servir.
Sucesso!
Aroma Essencial
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