Neste ano de 2012 observamos um crescimento do marketing olfativo no mundo, e no Brasil. O marketing olfativo tem sido uma estratégia usado por empresas dos mais diferentes segmentos, e graças aos esforços de instituições dedicadas ao desenvolvimento de metodologias, pesquisas e regulamentação do mercado, empresas de varias partes do planeta estão entendendo a poderosa utilização desta ferramenta para o benefício não só do mercado, como para o bem estar e qualidade de vida das pessoas.
Um exemplo fantástico vem dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Verão, em Londres, que investiu na criação do "cheiro da vitória”, o primeiro aroma oficial utilizado em um grande evento global. Setores conservadores como a área médica estão começando a abraçar a idéia e usando o marketing olfativo para reduzir a ansiedade de seus pacientes. Certas regiões geográficas como a Ásia estão mostrando uma demanda particularmente forte para encontrar soluções para o uso dos aromas, e grandes redes de varejo estão implementando programas em suas lojas para aumentar as experiências sensoriais olfativas de seus clientes e impulsionar as vendas.
E não para por aí......
A mais recente novidade vem da Samsung que recentemente patenteou um telefone móvel inteligente que tem a capacidade para dispensar fragrância. O aroma é renovado quando o usuário recarregar o telefone. O pesquisador olfativo, Dr. Jenny Tillotson, recentemente divulgou informações sobre um telefone aromático na The 4th Future of Wireless Internacional Conference.
Com sua capacidade de afetar o humor e o nível de alerta no ser humano, o cheiro pode ser um recurso útil no seu próximo telefone móvel. Leia mais sobre o assunto aqui , e entenda como está sendo desenvolvido o sistema olfativo para telefonia movel.
Fonte: Scent Marketing Institute
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