Bons varejistas conhecem as
estratégias de ambiência. A partir da seleção de músicas, vitrines iluminadas
em LEDs, o layout certo e uma equipe de vendas para corresponder às
expectativas do cliente, cada detalhe contribui para uma experiência de sucesso
– e aqui entra o uso do aroma reconhecido como uma forte estratégia para fidelização de clientes, e resultado de vendas. O olfato é nosso sentido mais primitivo, diz
Jennifer Dublino, diretora de desenvolvimento da Scent World Event: "Seu cérebro reage ao sentir o cheiro antes
de qualquer outra coisa", acrescenta ela. Mas de acordo com Dublino,
muitos varejistas estão começando errado. Aqui estão suas dicas para utilizar os
sentido do cheiro de sua loja e fidelizar clientes.
Certifique-se de que não é ruim, ou off-brand.
Não é nenhum segredo que a
baunilha e notas florais funcionam bem para boutiques de moda feminina,
enquanto cheiros amadeirados são mais apropriados para uma loja masculina. Mas
os varejistas que vendem itens como ferramentas, aparelhos e bicicletas também
podem se beneficiar do aroma para ambiente certo, diz Dublino. "Além disso, melhora a nossa percepção de
qualidade de um produto e incentiva os clientes a ficar um pouco mais,
aumentando assim as interações com o produto." Dublino cita um estudo
alemão sobre uma grande loja de materiais de construção que difundiu o cheiro
de grama recém cortada em toda as partes do edifício. "Os clientes no ambiente perfumado disseram
que os funcionários foram mais atenciosos em comparação com aqueles que atuavam
nas áreas não aromatizadas da loja," Dublino acrescenta.
2. Não procure atalhos
Para os varejistas quando falamos
em orçamento pode ser tentador aromatizar com uma essência básica da farmácia
local, e mantê-lo por um longo período. Mas há várias desvantagens para esta
estratégia, Dublino explica. Os efeitos de um aroma utilizado sem nenhuma
estratégia diminui ao longo do tempo. É o chamado fadiga olfatória e quando isso acontece
o cliente irá parar de observar o aroma de sua loja. Você também quer evitar
aromas baratos e perfumes enjoativos, acrescenta. Mesmo que seja difícil dar
errado com um buquê simples, cítrico, dispositivos de drogarias às vezes pode
transformar esse aroma agradável em algo próximo a uma ofensiva. Difusores
genéricos também não deixam que os varejistas controlem a intensidade. Aroma
ambiental de uma loja deve ser pouco perceptível e deve ser lançado apenas em
determinados momentos, Dublino aconselha. Unidades de difusão de ar frio disponíveis
no mercado permitirá controlar a frequência com que um perfume é liberado e
quão forte ele é. Empresas como a Scent Air e Air Q fragrâncias ajudam os
varejistas a obter resultados mais eficientes e duradouros.
3.
Mantenha o simples
Uma loja de departamentos pode agregar
aromas diversos desde um um cheiro de
talco de bebê em uma seção, e notas de
pinheiro em outro. Embora isso possa trabalhar a favor para um grande varejista
, o mesmo processo seria desastroso para uma pequena loja, Dublino adverte. "Misturando muitos aromas ambiente é
como jogar duas músicas em voz alta ao mesmo tempo; é confuso e irritante
", acrescenta ela. Uma boa abordagem é usar aroma ambiental perto de
seu checkout. De acordo com um estudo sueco, as vendas de shampoo posicionado
perto do ponto de venda que difundiu um aroma agradável aumentaram em 36,9%, e
as vendas do mesmo produto no compito geral na loja global aumentou em quase
27%. "Quando se trata de perfumes,
os varejistas realmente precisam ter três coisas em mente: Qual é o objetivo de
perfumar esta loja? Que aroma vai significar mais para os meus clientes? E qual tecnologia devo usar?
Scent World deste ano de 2015 ainda não tem agenda. Neste evento os varejistas podem juntar-se marcas importantes do mercado, e se reunir com os estrategistas em marketing olfativo para aprender as últimas tendências e técnicas para fazer seu mundo um lugar aromatizado.
Fonte: Stephanie Braun
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