sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto Social versus Recurso Multisensorial

Uma grata surpresa! Promovendo responsabilidade social através do recurso multisensorial.

Já falamos aqui no blog sobre varios projetos usando os sentidos como forma de externar ideias, conceber novas formas de expressão e pesquisa. Hoje vamos abrir um espaço para falar sobre o uso deste recurso não para negócios, mas para uma causa social. Soou estranho para nós quando nos deparamos com o projeto, e buscamos mais informação para embasarmos o discurso.

Nosso primeiro passo foi entender o projeto através do link divulgado na internet : http://vimeo.com/52171949 . O video traz a natureza e o objetivo da pesquisa: "Percepção da Pobreza utiliza a integração do multi-sensorial - visão, som e cheiro, para aumentar a conscientização sobre a pobreza na América e explorar os efeitos da grande recessão. Os espectadores são expostos a mensagens convincente e estatísticas chocantes, ao experimentar o contraste das três necessidades humanas básicas de alimento, abrigo e roupa. Nossa esperança é a de dar aos espectadores uma nova apreciação sobre a vida, inspirar pessoas a agir e realizar mudanças em sua comunidade".


Para o mentor do projeto,Daniel R. Skrok ,designer gráfico, a integração do Multisensorial no contexto da comunicação é mais eficaz e memorável , porque complementa a mensagem central através de múltiplos sentidos. A integração de sentidos adicionais dentro do campo, especialmente olfativo, ajudaria a melhorar a comunicação global e experiência do usuário. De acordo com o National Bureau of Economic Research, os Estados Unidos sofreram um declínio significativo na atividade econômica, resultando em uma recessão, que durou de dezembro de 2007 a junho de 2009, com reflexos até os dias atuais.

A percepção de conforto, sentido da visão, é vivida por uma representação visual de um ambiente seguro com um visual contemplativo cercado por natureza, em contraposição a um ambiente suburbano perigoso, abandonado. Os sons, sentido de audição, são calmos e serenos contrapondo os ruídos do tráfego, sirenes e multidões. O componente olfativo é fresco, ar limpo em contraste com o diesel, fumaça de concreto, e eletricidade. A alimentação, sentido de gustação, é vivida por uma representação visual de pão fresco, artesanal ,contra um bolorento. Os sons auditivas são de riso, festa com a família e amigos em relação tranquila e solitária. O componente olfativo é o de pão fresco cozido massa, e crosta contra pão, mimada mofado e acetona. A roupa , sentido do tato, é a experiência de uma representação visual de escolha, com camisas limpas e lavadas, contra nenhuma escolha com uma camisa suja e gasto. Os sons auditivas são de ruído suave. O componente olfativo é de roupa de algodão, contra um tecido mais rustico, o odor de corpo e suor. Vamos continuar acompanhando e atualizando sobre o projeto.

Aroma Essencial





Nenhum comentário: