Já falamos aqui no blog sobre varios projetos usando os sentidos como forma de externar ideias, conceber novas formas de expressão e pesquisa. Hoje vamos abrir um espaço para falar sobre o uso deste recurso não para negócios, mas para uma causa social. Soou estranho para nós quando nos deparamos com o projeto, e buscamos mais informação para embasarmos o discurso.
Nosso primeiro passo foi entender o projeto através do link divulgado na internet : http://vimeo.com/52171949 . O video traz a natureza e o objetivo da pesquisa: "Percepção da Pobreza utiliza a integração do multi-sensorial - visão, som e cheiro, para aumentar a conscientização sobre a pobreza na América e explorar os efeitos da grande recessão. Os espectadores são expostos a mensagens convincente e estatísticas chocantes, ao experimentar o contraste das três necessidades humanas básicas de alimento, abrigo e roupa. Nossa esperança é a de dar aos espectadores uma nova apreciação sobre a vida, inspirar pessoas a agir e realizar mudanças em sua comunidade".
Para o mentor do projeto,Daniel R. Skrok ,designer gráfico, a integração do Multisensorial no contexto da comunicação é mais eficaz e memorável , porque complementa a mensagem central através de múltiplos sentidos. A integração de sentidos adicionais dentro do campo, especialmente olfativo, ajudaria a melhorar a comunicação global e experiência do usuário. De acordo com o National Bureau of Economic Research, os Estados Unidos sofreram um declínio significativo na atividade econômica, resultando em uma recessão, que durou de dezembro de 2007 a junho de 2009, com reflexos até os dias atuais.
A percepção de conforto, sentido da visão, é vivida por uma representação visual de um ambiente seguro com um visual contemplativo cercado por natureza, em contraposição a um ambiente suburbano perigoso, abandonado. Os sons, sentido de audição, são calmos e serenos contrapondo os ruídos do tráfego, sirenes e multidões. O componente olfativo é fresco, ar limpo em contraste com o diesel, fumaça de concreto, e eletricidade. A alimentação, sentido de gustação, é vivida por uma representação visual de pão fresco, artesanal ,contra um bolorento. Os sons auditivas são de riso, festa com a família e amigos em relação tranquila e solitária. O componente olfativo é o de pão fresco cozido massa, e crosta contra pão, mimada mofado e acetona. A roupa , sentido do tato, é a experiência de uma representação visual de escolha, com camisas limpas e lavadas, contra nenhuma escolha com uma camisa suja e gasto. Os sons auditivas são de ruído suave. O componente olfativo é de roupa de algodão, contra um tecido mais rustico, o odor de corpo e suor. Vamos continuar acompanhando e atualizando sobre o projeto.
Aroma Essencial
Nenhum comentário:
Postar um comentário