sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Olfactory Write ou Olfato Branco, a nova descoberta da ciência.

O mundo do olfato e dos aromas é fascinante. Desde a teoria do Professor William Ramsay, da Universidade de Bristol , publicada na Revista Nature em meados de 1882, sobre estar a qualidade dos aromas ligada às escalas harmônicas de vibração: a ideia de que o odor se deve a vibrações similares às vibrações que dão origem à luz e ao calor, apenas com uma frequência mais baixa”; à recente teoria do Professor Klaus Schulten sobre as características vibracionais de moléculas odoríferas, nos levam a crer que é um campo mais vasto e interessante do que simplesmente um cheirinho momentâneo. A capacidade de influenciar através dos aromas já é uma realidade comprovada pelos estudos de neurociência, através de sua vertente o neuromarketing. Os aromas despertam memórias – boas ou más, ativam áreas do prazer, acalmam, energizam, entre outras sensações.
Este mês outra noticia teve destaque na mídia: cientistas israelenses divulgaram a descoberta do Olfato branco ou “Olfactory Write”. Publicado na Revista Proceedings, a descoberta do novo cheiro que é composta por 40 diferentes compostos resulta em um odor totalmente neutro – “Laurax”. Voltamos à teoria dos ruídos ou vibrações, pois os descobridores garantem que da mesma forma que “ruído” branco surge a partir de um conjunto de frequências sonoras diferentes e a luz branca é proveniente de uma mistura de diferentes comprimentos de onda, o neurobiólogo Noam Sobel, do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel e seus colegas queriam saber se um fenômeno semelhante acontece com o cheiro.

O Olfato branco é o resultado da frequência dos diversos compostos que formam um cheiro distinto, causada não por compostos específicos, mas por certas misturas de compostos. A chave é a de que os compostos são todos de igual intensidade e que abrange a gama completa de cheiros humanos. A descoberta já provoca perguntas sobre sua utilização. Será que é um componente para neutralizar odores desagradáveis, ou poderá ser utilizado para quem sofre de transtornos olfativos? Uma nova concepção para a criação de odotipos específicos?

Para os pesquisadores, por enquanto "A melhor maneira de apreciar as qualidades de branco olfativo é cheirá-lo".

Aroma Essencial
Fonte: Live Science , Daily News, Business Insider



Nenhum comentário: