Tratar sobre Marketing Olfativo e Identidade Olfativa está longe de relevar seu principio básico que é a ciência da Aromaterapia e da Osmologia, duas áreas que lidam com o estudo dos aromas nas suas mais diferentes facetas, desde o pessoal e sensorial, quanto físico e emocional.A beleza de tudo está na base e reconhecimento de que voltamos à natureza e à simplicidade da Vida através dos recursos que nos são dados por este planeta. A obra da Natureza mais uma vez nos ensina que tudo está, como sempre esteve, ao alcance de nossas mãos e de nossa percepção. O distanciamento do homem de seu ambiente natural, pelos vários apelos ao longo de sua evolução até o homem dito "moderno", tirou este lado intuitivo que agora retorna com força total independente da evolução tecnológica pelas quais avançamos a galope. Este reconhecimento chega através da manutenção dessa memória em um ambiente que qualificamos como mantenedor da história humana em suas diversas fases: os Museus.
E aí está a resposta!
O Museu de Artes e Design, de Nova York, anunciou o lançamento em 20 de novembro de 2012 do Centro de Arte Olfativa, marcando a primeira vez que um museu de arte vai dedicar um departamento para a arte do perfume. O Centro irá apoiar o desenvolvimento de exposições e programas, e oferecer oportunidades para o público se envolver diretamente com artistas de destaque. O Centro será liderado por Chandler Burr,New York Times, que se junta à equipe do museu para a primeiro exposição sobre Arte olfativa - A Arte de Cheiro(1889-2012).
"Arte olfativa é um campo que tem sido negligenciada historicamente. Hoje sua posição entre os historiadores de arte, curadores de museus, e até mesmo o público em geral é essencialmente equivalente ao de fotografia de trinta anos atrás, praticamente não reconhecida como uma forma de arte em seu próprio direito", disse Holly Hotchner,diretora do MAD . "A missão da MAD é examinar criatividade contemporânea em todos os meios de comunicação tradicionais e não-tradicionais e de desconstruir as fronteiras hierárquicas que existiram entre gêneros artísticos. O centro da arte olfativa será o primeiro recurso deste tipo, com foco na ampliação da experiência e compreensão da arte de perfume. "
A programação do Centro de Exposições vai se concentrar em mostrar o trabalho de artistas perfume importantes, como Jean-Claude Ellena, Ernest Beaux, e Jacques Cavallier, e irá explorar as principais tendências em arte olfativa, incluindo como moléculas sintéticas têm revolucionado a forma de arte e as questões estéticas, morais e ecológicos enfrentados ao longo do tempo na reformulação de obras olfativas.
O Centro servirá como um fórum público para palestras e workshops sobre temas relacionados à arte olfativa e o papel do perfume na vida diária. Nos estúdios abertos no MAD, os visitantes terão a oportunidade de conhecer perfumistas, observar a criação de novas fragrâncias e discutir aspectos dos aromas como um meio artístico e fenômeno cultural. O Centro de Arte Olfativa também vai lançar parcerias com escolas de design e outras instituições acadêmicas que incluem o estudo de aroma, cultura e design.
"Sinto-me honrado em fazer parte da equipe interdisciplinar da MAD, e estar conduzindo o novo Centro do Museu de Arte Olfativa", disse Chandler Burr. "Arte olfativa fala ao sentido do olfato, assim como arte visual fala com o sentido da visão, e os visitantes vão experienciar a arte do olfato." O Centro irá apresentar uma série de programas interativos que irão explorar as inovações revolucionárias de perfumistas e suas criações.
Aroma Essencial
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