terça-feira, 21 de abril de 2009

Atraídos pelo cheiro

Economia

Lojistas adotam marketing olfativo para agradar clientes
CAROLINE CAMPOS BLAUDT

Quem não gostaria de entrar em uma padaria que está sempre com cheiro de pão com manteiga? Ou em uma loja com cheiro de chiclete? E o que dizer da oportunidade de manter o carro eternamente com aquele cheirinho de novo? Essas promessas aparentemente impossíveis são as novas armas dos lojistas para atrair mais clientes. É o marketing olfativo, maneira de conquistar o consumidor pelo cheiro. A marca dos produtos passa a ser fixada pelo aroma. A estratégia tem conquistado espaço no Distrito federal. Hoje, mais de 200 empresas apostam em cativar o cliente pelo nariz.
Diferentes aromas são colocados em lojas, hospitais, bancos e hotéis com o intuito de tornar o ambiente propício ao consumo. Estudos sobre aromaterapia demonstram que o cheiro interfere no comportamento da pessoa: acalma, alivia o estresse, e altera o estado de espírito. O cheiro pode estimular todo tipo de sensação, de acordo com a fragrância. O conceito é simples: quando inspiramos um aroma, o cérebro ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções. Ao sentir o perfume, o consumidor lembrará automaticamente do lugar ou produto.
Jean Morais é o dono da Aromarketing, representante no DF das duas empresas que trabalham com Marketing olfativo: Biomist e Croma. Segundo ele, existem mais de quatro mil aromas diferentes capazes de perfumar desde ambientes pequenos até eventos como shows ou feiras. No Brasil, o produto começou a ser usado na década de 1990. Em Brasília, chegou há menos de três anos. “Mesmo com pouco tempo no mercado daqui, os aromatizadores de ambientes já fazem muito sucesso, temos mais de 250 clientes, entre lojas, escritórios de advocacia, hotéis e até mesmo residências”, garante Jean.
“Primeiro analisamos o perfil do cliente, para depois sugerir o aroma que mais combina com a marca dele”, explica. Segundo Jean, para a recepção de um hotel, por exemplo, é sugerido o aroma de limão, que é leve e dá uma sensação de limpeza. “Em um consultório odontológico pode ser interessante trabalharmos com um aroma de menta, que lembra pasta de dente e neutraliza o cheiro das químicas usadas nos tratamentos”, diz.
Jean lembra de grandes eventos onde os aromatizadores fizeram sucesso. Ele cita o caso de um pedido da Bauducco, fabricante do panetone. A idéia era soltar o cheiro do produto dentro de um cinema durante um insert de publicidade. “Também participamos do show da dupla Sandy & Júnior chamado As Quatro Estações. Em cada estação soltamos um cheiro diferente”, lembra.
Uma das empresas que resolveram aderir à novidade foi a loja de artigos esportivos Summer Shop. Ao entrar,o cliente pode se deliciar com um cheirinho de maça verde. Segundo a gerente Juliana Fortuna Verano, o aroma sempre é elogiado pelos clientes. "Eles já associaram o cheiro à loja", conta. Para Juliana, trabalhar com um cheiro agradável ajuda a relaxar e atender melhor aos clientes.
Maurício Forsin Oliveira, 27 anos, é cliente da loja e acredita que o perfume faz muita diferença na hora da compra. “Quando você sente um cheiro agradável, tem vontade de ficar mais tempo no local. É isso que ocorre aqui. Às vezes eu entro na loja só para sentir o cheiro e acabo comprando”, confessa.
O sistema Biomist é acionado por meio de um aparelho aerosol programável à base de pilhas. Ele pode funcionar dia e noite de acordo com o perfil do negócio. O aparelho dispõe de um timer que lhe permite lançar no ambiente a quantidade necessária de aroma, no intervalo de tempo desejado.
O Croma trabalha com a tecnologia de microcápsulas. Possui quatro tipos diferentes de difusor que permitem perfumar até áreas de 150 metros quadrados. A empresa também trabalha com aromatização na parte publicitária. Ela é a responsável por anúncios perfumados em revistas. Neste caso, são colocadas microcápsulas de perfume no papel e quando a pessoa fricciona a pele, o cheiro passa para ela.
Serviço:
Ar
publicado em 21/03/2005

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