Post by Jennifer Dublino |
O consumidor tem seu olhar atento voltado para marcas. São vários os critérios nos dias atuais que fazem desse consumidor o seu termômetro entre o sucesso ou não do seu produto. O consumidor consciente leva em conta fatores que agreguem valor, e esteja atualizado com as exigências atuais do mundo moderno - uma característica cada vez mais presente.Jennifer Dublino, neste post continua atual em sua visão sobre a atualidade do mercado olfativo. Um mercado que está cada vez mais atuante em todos os seguimentos de negócio. O titulo do post já dá o tom: Why You Need a Scent Logo.
Os profissionais de brand marketing familiarizados com o conceito de logotipo, uma representação visual de uma marca, sabem da inovação e do valor que marcas olfativas acrescentam.
Algumas, como Coca Cola, Disney, Apple e Nike são tão icônico que a exposição a eles, mesmo quando eles não são notados, afeta o nosso comportamento. Com seus orçamentos massivos em marketing é fácil expor um grande número de pessoas ao seu logotipo e identidade da marca. Como resultado, seu recall sobre a marca é de quase 100% ao longo de uma boa parte do mundo.
Mas o que dizer sobre as pequenas e médias empresas? A pessoa média é exposta a até 5.000 anúncios por dia. Como você pode obter os clientes a se lembrar da sua marca com toda essa confusão?
A resposta surpreendente é através do sentido do olfato.
O sentido do olfato é o único dos nossos cinco sentidos que está diretamente ligado à parte do cérebro que processa emoções, memória e aprendizagem associada. Na verdade, você é 100 vezes mais propensos a lembrar de algo que você sente o cheiro do que algo que você ver, ouvir ou tocar.
Profissionais de marketing experientes utilizam este recurso através da criação de um logotipo olfativo para o seu negócio. Um logotipo olfativo, também chamado de perfume da marca, é um perfume personalizado que a marca cria e incorpora suas características únicas. Muito parecido com um logotipo gráfico, o logo olfativo é usado sempre que a marca está presente. Depois de repetidas exposições ao logotipo olfativo, o cheiro torna-se fortemente associada com essa marca.
A fim de trabalhar, o perfume de marca precisa ser consistente com a imagem e as emoções da marca. Pense sobre a personalidade da sua marca, e sobre o seu publico-alvo. Eles são jovens, de meia-idade ou mais velhos? Predominantemente do sexo masculino ou feminino? Segmento de luxo ou compradores? Essas características podem ser combinados com sucesso com diferentes elementos da fragrância para criar um perfume que encarna suas características de marca.
Uma utilização de grande sucesso de perfume branding é Abercrombie & Fitch. Sua fragrância de marca Fierce, está disperso em altas concentrações em todas as suas lojas. Fierce é forte, agitado e apela aos jovens consumidores de luxo. O resultado? Fierce (que também é vendido como uma fragrância pessoal) é o número um de vendas fragrância para homens nos EUA e na Europa, e da A & F mercado-alvo adulto, adolescente e jovem, pode facilmente identificar calças de brim unicamente por seu cheiro.
Depois de ter criado sua assinatura perfume, use-o em cada ponto de contato com o cliente, para que ele possa associar o aroma com a sua marca fixando sua identidade olfativa. Se você tem um hotel, loja, spa ou outra localização para o seu negócio, você pode usar um difusor de aroma para dispersar a fragrância no ar. As empresas produtoras de itens acondicionados podem incorporar o perfume em suas embalagens. Então, para dar continuidade às vendas utilize o perfume em mala direta para lembrar os clientes de sua experiência positiva com a sua marca.
Antes que você perceba, sua marca vai ser top of mind, e o aroma detectado será o cheiro doce do sucesso!
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