quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ainda sobre Neuromarketing....


NA MENTE DO CONSUMIDOR

Especialistas abordam a lógica do consumo através da ciência do neuromarketing (Ivelise Buarque)

O admirável mundo do neuromarketing está cada vez mais perto de nós. O filme Minority Report – A Nova Lei, produzido e dirigido por Steven Spielberg em 2002, antecipou um futuro do mercado de consumo em que uma simples leitura da íris possibilita a identificação do indivíduo, dos seus hábitos e desejos de compra. Naquela época, bem que poderia parecer absurdo, mas esta configuração do mundo não está tão distante da realidade agora, se pararmos para avaliar bem. Afinal, no mundo das tecnologias avançadas cada dia uma novidade chega ao mercado e apresenta novas possibilidades para agências, marcas e organizações.
E esta é a vez do neuromarketing, um novo campo de estudo, que pesquisa o comportamento do consumidor a partir de suas reações neurológicas a estímulos
externos. “Estamos em um mundo não mais de necessidades, mas sim de conceitos. Sendo ele, em grande parte, resultado da construção inconsciente que dele temos. Observamos a evolução de um novo horizonte para as neurociências: consumo como o mais complexo paradigma do comportamento humano. Por isto, o neuromarketing facilita a vida dos analistas de marketing, face à possibilidade das respostas aos questionários não serem sinceras”, determina o diretor do Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (Portugal), Paulo Vieira de Castro, para nossa reportagem.

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