sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Halloween e Aromas

Estamos quase fechando o mês de outubro e o tema não poderia passar em branco: Halloween e Aromas. Inúmeras imagens e sensações ocupam o imaginário coletivo já que a associação aos ritos pagãos são, ainda hoje, muito forte. A superstição foi traduzida para os dias atuais pelo conhecimento dos fatos à época, e transformada em uma comemoração onde crianças e adultos brincam de feitiços e feiticeiros.
As empresas de eventos criam temas em torno da data, e nada poderia marcar mais do que a lembrança dos cheiros que traduzem uma alquimia , uma profusão de sensações que no remetem à rituais e celebrações. O mundo contemporâneo também se beneficia da tradição.O estilista espanhol Jesus Del Pozo criou, em 1997, o perfume Halloween, feminino, de notas fortes com toque floral/oriental,parte importante da marca Del Pozo, tornando-se um best seller internacional e com edições limitadas.

Mas, quais seriam os aromas que nos remeteriam à ideia de que estamos no período das festividades de Samhain, que representa o fim e o começo de um novo ano. Para os celtas, um período que marcava um novo ciclo nas suas vidas, e onde não havia lugar para tristeza?

Imagine um espaço contendo todos os elementos visuais, sonoros e táteis de uma festa pagã; some a isso os aromas de olibano, cipreste, lavandin, canela, cravo e eucalipto, menta, mirra, romã, Artemísia? Some ainda o caldeirão, ou a fogueira, onde eles podem ser volatizados? Mensagens como proteção, limpeza energética, amparo,prosperidade, alegria, e por aí vai.... À tradição some-se os beneficio dos óleos essenciais, que sempre frisamos deve ter a orientação de um profissional e não simplesmente ambientados sem critérios. Uma boa opção para datas de varejo que atraem não só o publico infantil, mas que povoa o inconsciente coletivo de gerações.

Happy Halloween!

Aroma Essencial.

Nenhum comentário: