segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Novo estudo do sentido do olfato

Um novo estudo do sentido do olfato dá apoio a uma teoria controversa: nossos narizes podem distinguir tanto a forma, como as características vibracionais de moléculas odoríferas.
 Interessante, não é mesmo!


O estudo publicado na revista Physical Chemistry Chemical Physics demonstra a viabilidade da teoria. Muitos que estudam o olfato sustentam que receptores olfativos reconhecem apenas a forma de um odor e suas características. Eles rejeitam a ideia de que a vibração molecular tem algo a ver com isso, diz o professor de física Klaus Schulten, que conduziu a análise com o pesquisador pós-doutorado Ilia Solov'yov e a estudante Po-Yao Chang.

Da mesma forma, alguns defensores da teoria vibracional acham que a vibração molecular única, e não de forma, orienta o sentido do olfato. Schulten e seus colegas pertencem a um "terceiro campo" que vê evidências para tanto, diz ele. "A teoria é de que, quando o odor se liga ao seu receptor, a vibração molecular de elétrons permite a transferência de uma parte do receptor para outro. Esta transferência de elétrons parece ajustar o sinal que o receptor recebe”, diz ele.

A teoria vibracional do olfato é apoiada por estudos que mostram que os insetos, os seres humanos e outros animais pode apontar a diferença entre as duas versões da molécula - um normal e um idêntico com átomos de deutério substituídos para cada um dos hidrogênios.

A questão para os cientistas é como isso aconteceu?"

Para responder a esta pergunta, Schulten virou-se para o trabalho de um ex-colega de Illinois, Rudolph Marcus, um químico (agora no Instituto de Tecnologia da Califórnia), que recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1992 por seus insights sobre a transferência de elétrons, uma das formas mais básicas de uma reação química. "Marcus percebeu que, quando os elétrons são trocados entre as moléculas do processo, este é acoplado com as vibrações das moléculas envolvidas," diz Schulten.

Moléculas odoríferas são geralmente muito pequenas, no entanto, elas têm uma alta frequência de vibrações de energia, Schulten diz. Alguns cientistas têm teorizado que estas vibrações de alta frequência podem, quando um odorante liga-se ao receptor direto, aumentar a probabilidade de um eléctron transferir parte do receptor para outro, o envio de um sinal elétrico que contribui para a detecção do odor. "Pode-se, na verdade realizar cálculos quânticos que determinam de forma muito precisa a vibração da molécula, bem como a capacidade de acoplar à transferência de eléctron", diz Schulten. Os cálculos indicam que tal interação é energeticamente viável, diz ele. “Então, nós estamos dizendo agora, sim, é realmente possível, mesmo quando você faz os cálculos mais completos e confiáveis.”

Antes do estudo, ninguém tinha analisado a energética do sistema para verificar se as vibrações das moléculas odoríferas - no contexto de todas as vibrações de fundo, que são parte do sistema - podem efetivamente promover a transferência de elétrons dentro do receptor. Schulten e seus colegas são os primeiros a realizar tal análise.

Leia o artigo no site News Bureau sobre o assunto: http://news.illinois.edu/news/12/0919olfaction_KlausSchulten_IliaSolovyov.html  

E assista o vídeo: http://youtu.be/Oe5PW2KqImI

Fonte: Aroma Essencial (20/09/2012)


Nenhum comentário: