segunda-feira, 11 de maio de 2009

O PAPEL DO AROMA NO COTIDIANO

Há 100 anos seria pouco provável que um cientista ou médico aceitasse as praticas alternativas como funcionais. Hoje, no entanto, já é dado credito a boa parte das técnicas empregadas e reconhecidas como tal. Da acunpultura a meditação, passando por outras técnicas , já estão dentro da realidade do dia a dia de muitas pessoas.
A Aromaterapia, aceita dentro da medicina complementar é um dos recursos aceitos pelos meios médicos.O que nos leva a uma área ainda pouco sensível a este recurso e que hoje já abre um espaço relevante e significativo: o coorporativo. O estabelecimento em 2002, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de estratégias para avaliação e regulação da medicina tradicional, que incluem a criação de bases de segurança, eficácia e qualidade de produtos e técnicas terapêuticas dessa linha, veio a dar uma importante contribuição e um aval de peso ao setor.
Vivemos em uma sociedade sobrecarregada de apelos visuais, excesso de informação, pressões sociais, poluição do ar, da água e dos alimentos. O que dizer a uma pessoa que quer levar uma vida urbana saudável? O grande desafio está , justamente, na melhora da qualidade de vida aliada a atitudes que, no dia a dia, trarão equilíbrio e bem estar à saúde geral do individuo.
A Aromaterapia, através dos Óleos Essenciais tem sido um recurso de apoio na recuperação da saúde física e emocional, comprovando uma citação de Eclesiástico (38:4) – “Da terra o Senhor criou os símplices, o homem sensato não os menospreza.” Neste ponto não há processos puramente intuitivos, mas estudos e pesquisas que dão aval a todos os procedimentos aplicados através dos diversos processos desenvolvidos dentro da Aromaterapia.
“Há mais fé na dúvida honesta que em todos os seus credos”.
A.L. Tennyson
Fonte: Cybele Fiorotti

Nenhum comentário: