Vamos acrescentar alguns artigos analisando e fazendo um balanço sobre os setores de higiene pessoal, perfumaria e cósmeticos.Estas pesquisas vem complementar e acrescentar informações importantes para um setor que usa o aroma como um dos pontos, senão o ponto mais forte, de marca - mesmo que a abrangencia seja de anos anteriores, pois poemos fazer comparativos com os dados atuais. A fonte é citada no final dos artigos.
EVOLUÇÃO
A Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento médio deflacionado composto de 8,2% nos últimos 5 anos, tendo passado de um faturamento líquido de impostos sobre vendas de R$ 6,6 bilhões em 1999 para R$ 13,1 bilhões em 2004. O pequeno crescimento do faturamento em dólares, US$ 4,5 bilhões em 2004 versus US$ 4,1 bilhões em 2000, reflete a maxi desvalorização ocorrida em 1999, em 2001 (principalmente em setembro e outubro) e em 2002 (no segundo semestre), sendo parcialmente compensada pela apreciação do Real em 2004:
Vários fatores têm contribuído para este excelente crescimento do Setor, dentre os quais destacamos:
• Participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho:
• A utilização de tecnologia de ponta e o conseqüente aumento da produtividade, favorecendo os
preços praticados pelo setor, que tem aumentos menores do que os índices de preços da
economia em geral;
• Lançamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado;
• Aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impressão de juventude..
CRESCIMENTO DO SETOR vs CRESCIMENTO DA ECONOMIA
O País apresentou índices baixos de crescimento entre 2001 e 2003. O quadro abaixo compara a evolução do Produto Interno Bruto, com a da indústria em geral e com os índices da Indústria de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, demonstrando que nosso setor apresentou, neste período, crescimento bem mais vigoroso que o restante da indústria (8,2% de crescimento médio no setor contra 2,6% do PIB Total e 2,4% da Indústria Geral):
COMPARATIVO DE ÍNDICES DE PREÇOS
Com exceção de 2003, os produtos do setor apresentaram índices de preços inferiores aos indicadores gerais de preços. Nos últimos cinco anos em dólar, o índice geral de preços ao consumidor apresentou uma queda de 24,1% em produtos de Higiene e de 13,1% em produtos de Beleza, versus um aumento de 14,8% no índice geral de preços e uma redução de 12,0% no índice de preços ao consumidor, indicando o aumento de competitividade da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
COMÉRCIO EXTERIOR
Até 1994, o país manteve superávits em sua Balança Comercial entre 10 e 15 bilhões de dólares. Entre 1995 e 1998, com o advento do Plano Real e a utilização do câmbio como âncora principal para a estabilização da moeda, a Balança Comercial Brasileira apresentou déficits entre 3 e 7 bilhões de dólares. A partir de 1999, com a introdução do câmbio flutuante, observou-se forte desvalorização do real e o déficit foi reduzido para 1,2 e 0,7 bilhão de dólares no ano seguinte. Em 2001, o real foi novamente desvalorizado, principalmente devido à crise econômica na Argentina, provocando um superávit de US$ 2,6 bilhões. Seguiu-se em 2002 outra forte depreciação do Real incrementando o superávit para US$ 13,1 bilhões, em 2003 o superávit foi de US$ 24,8 bilhões. Em 2004, apesar da recuperação das importações, novo salto foi verificado no superávit de US$ 33,7 bilhões.
O quadro abaixo mostra a balança comercial dos produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos nos últimos cinco anos, demonstrando um crescimento acumulado de 97,5% nas exportações entre 2000 e 2004, enquanto que as importações diminuíram 24,1% no mesmo período. O déficit comercial do setor, que atingiu US$ 163,1 milhões em 1997, foi sendo reduzido nos anos seguintes, atingindo US$ 8 milhões em 2001 e, a partir de 2002, revertido para resultados superavitários. Em 2004, o superávit atingiu US$ 175,1 milhões, um crescimento de 87% sobre 2003.
Por grupo de produtos, as exportações brasileiras de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos,apresentaram a seguinte composição em 2004:
A América do Sul tem sido o principal mercado brasileiro para os produtos do Setor, porém, dada a conquista de mercados não tradicionais, a participação das exportações para os países Sul-Americanos vem se reduzindo nos últimos anos. Vale ressaltar que, até 2000, essa participação era superior a 70%.
PERFIL EMPRESARIAL
Existem no Brasil 1.258 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, sendo que 16 empresas de grande porte, com faturamento líquido de impostos acima dos R$ 100 milhões, representam 72,4% do faturamento total. As empresas estão distribuídas por região/estado da seguinte forma:
MERCADO BRASILEIRO
Em relação ao mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, conforme dados do Euromonitor de 2004, o Brasil ocupa a sexta posição. É o terceiro mercado mundial em produtos infantis, para cabelo e desodorantes; o quarto em perfumaria; o sexto em produtos masculinos; o oitavo em higiene oral; o nono em produtos para o banho e cremes e loções para a pele e o décimo em maquilagem.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Os produtos do setor são distribuídos através de três canais básicos:
• distribuição tradicional, incluindo o atacado e as lojas de varejo
• venda direta, evolução do conceito de vendas domiciliares
• franquia, lojas especializadas e personalizadas.
EMPREGO
Sob o aspecto de emprego, o setor também apresentou resultados importantes, quando comparado com os demais setores. No estado de São Paulo, conforme dados da FIESP, Federação das Indústrias de São Paulo, considerando o índice 100 para o nível de emprego em Junho/94, nosso setor apresentou em dezembro de 2004 índice de 122,08 – o melhor desempenho entre os 47 setores analisados - versus índice de 73,46 para a média geral da indústria paulista.
As oportunidades de trabalho criadas pelo setor, comparadas com o ano de 1994 são:.
Fonte:http://www.freedom.inf.br:80/artigos_tecnicos/13092005/panorama.asp
Versão em inglês: http://www.freedom.inf.br/artigos_tecnicos/13092005/panorama_ingles.asp
Rede sobre Marketing Olfativo e Identidade Olfativa. Reúne informação e busca ampliar a discussão sobre o tema. Olfactory Marketing Network and olfactory identity. Gathers information and seeks to expand the discussion on the topic.
sábado, 16 de maio de 2009
PANORAMA DO SETOR- Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
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