sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Perfume de uma galáxia não muito distante



A invenção do cientista Hans Laube, no final da decada de 1950, o Smell-O-Vision, que dava ao cinéfilo a possibilidade de sentir odores durante a projeção de um filme, não deu certo. Na época já estava no mercado o  AromaRama, outro dispositivo inventado por Charles Weiss, que emitia odores através do sistema de ar-condicionado do cinema. A revista ''Variety'' apelidou a competição de "batalha dos smellies.

Outras tentativas mais recentes na área digital surgiram entre 1999-2001, quando a DigiScents desenvolveu o iSmell, projetado para website ou e-mail, mas que não passou da fase inicial. Em 2000, a AromaJet desenvolveu um dispositivo chamado Pinoke; e em 2013 um grupo japônes desenvolveu o smellingscreen que combina display digital com  com quatros pequenos ventiladores (fans), que servem para direcionar um odor emitido para uma região específica da tela. São os chamados tecnologia de odor digital.

Agora imagine transferir para filmes onde efeitos especiais, e a interatividade através da tecnologia de 5D e 6D, tornam mais realista uma cena, ou dá a sensação de quase poder sentir o personagem cara a cara, todos os recursos para nossos sentidos? Pois é, a matéria Scenting Star Wars – What Would Chewbacca Smell Like?, troca uma ideia sobre como seria o perfume para cada personagem do filme Star Wars, ou o cheiro que se aproximaria mais das características de alguns dos personagens


A maneira como as novas tecnologias interagem com o ser humano caminham em uma velocidade surpreendente. Talvez o próximo passo seja o holodeck, onde o indivíduo não mais ficará sentado absorvendo os sentidos, mas participando ativamente dele. Interessante imaginar como seria!




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