A
invenção do cientista Hans Laube, no final da decada de 1950, o Smell-O-Vision, que dava ao
cinéfilo a possibilidade de sentir odores durante a projeção de um filme, não
deu certo. Na época já estava no mercado o
AromaRama, outro dispositivo inventado por Charles Weiss, que emitia
odores através do sistema de ar-condicionado do cinema. A revista ''Variety'' apelidou a competição
de "batalha dos smellies.
Outras
tentativas mais recentes na área digital surgiram entre 1999-2001, quando a DigiScents
desenvolveu o iSmell, projetado para website ou e-mail, mas que não passou da
fase inicial. Em 2000, a AromaJet
desenvolveu um dispositivo chamado Pinoke; e em 2013 um grupo japônes
desenvolveu o smellingscreen que combina display digital com com quatros pequenos ventiladores (fans), que
servem para direcionar um odor emitido para uma região específica da tela. São
os chamados tecnologia de odor digital.
Agora
imagine transferir para filmes onde efeitos especiais, e a interatividade através
da tecnologia de 5D e 6D, tornam mais realista uma cena, ou dá a sensação de
quase poder sentir o personagem cara a cara, todos os recursos para nossos
sentidos? Pois é, a matéria “Scenting Star Wars – What Would Chewbacca
Smell Like?, troca uma ideia sobre como seria o perfume para
cada personagem do filme Star Wars, ou o cheiro que se aproximaria mais das
características de alguns dos personagens
A maneira como as novas tecnologias interagem com
o ser humano caminham em uma velocidade surpreendente. Talvez o próximo passo
seja o holodeck, onde o indivíduo não
mais ficará sentado absorvendo os sentidos, mas participando ativamente dele. Interessante
imaginar como seria!
Fonte: Volatile Fiction
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