sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Arte e design em edição limitada - Artefatos esculturais de Tom Dixon


O designer britânicoTom Dixon pretende fazer e vender acessórios de edição limitada infundidos com tijolo vermelho, açafrão, e urtigas - o que Dixon chama de "o cheiro de Londres" - na feira de design de luxo Maison & Objet ,  em exposição que acontece de 5 a 9 de setembro, em Paris.  O MUD  obelisco difusor é feito com uma das marcas registradas de tijolos vermelhos de Londres, e é projetado para encher a casa com o aroma nostálgico de parques londrinos. A vela MUD traz o mesmo perfume em um recipiente de alumínio fundido com uma tampa de aço  feita com esmalte da fábrica que produz os icônicos sinais do metrô londrino. 



terça-feira, 26 de agosto de 2014

O que é um perfumista e como se tornar um



Vinte anos atrás, o perfumista era uma criatura misteriosa, provavelmente do sexo masculino, provavelmente francês, e exclusivista quando se trata de suas criações. Hoje, a internet mudou muitas coisas, e principalmente como lemos e entendemos uma informação, tornando-a mais acessível, nos possibilitando aprofundar e buscar formação no tema que queremos dominar. Mudou a forma de comercializar um produto, de fixar uma marca, e de abranger um numero ilimitado de pessoas pelo mundo. No segmento de perfumaria não poderia ser diferente, e os novos profissionais podem optar pelo segmento independente, não mais dependendo de uma casa de perfumes. Este artigo de Pia Long discute o que é um perfumista convencional, e o que é o perfumista independente; sobre a formação do profissional; das marcas independentes; da literatura, e do mercado. 

Por que tanto segredo na indústria do perfume?


Why is the fragrance industry so secretive?

Um ótimo artigo sobre os bastidores da criação de um perfume e sua normatização.  O surgimento de uma fragrância é um trabalho alquímico, e traz muito da essência de seu criador que se torna um ilusionista do olfato. Com todo este mistério o lobby para entidades que cuidam do aspecto saúde ganham força, e colocam o segmento na corda bamba. Aqui a reflexão faz jus ao tema levantado: a segurança. Mas, como todo segredo, aquele toque único que leva uma fragrância, ou um produto, ao topo do sucesso continua sendo a arma das empresas. Como justificar o segredo e garantir a segurança? Vale a pena ler, e consultar todos os links mencionados na matéria.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Vídeo raro sobre a fabricação de perfume (1948)



domingo, 10 de agosto de 2014

Auto-retrato olfativo


A modelo polonesa Martynka Wawrzyniak  desenvolveu um projeto interessante em parceria com a equipe de Hunter College, com o objetivo de coletar o próprio cheiro e criar um auto-retrato olfativo.  Ela contou com a participação de Yann Vasnier, da Givaudan, para reconstruir e processar as essências orgânicas captadas através de experimentos específicos, como mostra a matéria do jornal DailyMail.


Aroma Essencial.

Marcas adotam aromas exclusivos

Loja Benetton, Chicago.
Entre a música frenética e as pilhas de calças jeans coloridos, os visitantes da loja Benetton na Avenida Michigan, em Chicago, podem pegar um sopro de uma tendência de marketing em crescimento - o uso de aromas exclusivos que diferenciam uma marca, ou produto. Abrangendo vários nichos de mercado, como hotéis, aeroportos, bares, restaurantes, bancos, clinicas e hospitais, prédio residenciais e comerciais, novas tecnologias, cinemas e teatros, o setor da moda não passaria despercebido para este recurso que busca no olfato criar um vinculo emocional com seu publico. O  evento ScentWorld 2014, em junho de 2014, foi um sucesso retumbante. Os executivos da marca e especialistas da indústria convergiram para conectar e aprender sobre a vanguarda do aroma, e suas estratégias de marketing sensorial, pesquisa e tecnologia.