sexta-feira, 4 de abril de 2014

Páscoa Aromatizada



O chocolate é uma das iguarias mais desejadas do planeta. Difícil encontrar alguém que não goste dele, e o comércio já se preparou para mais um ano servido de diferentes formas por esta iguaria.  São muitas as novidades, não só para degustar como para presentear. Os tempos mudaram, a data tornou-se também comercial onde o chocolate marcou fortemente o aspecto cultural nos tempos modernos. Mas de onde vem a tradição? A páscoa é uma comemoração judaica e significa “liberdade”, vem da história da libertação do povo hebreu que era mantido escravo após a morte de José. Surge então Moises que inspirado por Deus resgata o povo para a Terra Prometida.  O cristianismo absorveu varias tradições judaicas, sendo a páscoa cristã comemorada no primeiro domingo após a páscoa judaica “Pessach”, para celebrar a ressurreição de Jesus. 


A tradição dos ovos de chocolate vem da França, dos Pâtissiers franceses, que recheavam ovos de galinha, após retirar a gema e a clara, com chocolate e os pintavam por fora. O coelho, simbolo de vida e nascimento,  é uma tradição alemã trazida para a América entre o final do séc. XVII e incio do séc. XVIII.  Está estabelecida a base para um comercio poderoso. Com a expanção do mercado varejista, novas tecnologias, e diversificaçao de produtos, os itens oferecidos hoje vão além dos ovos de páscoa, que nem por isso deixou de ser o campeão de vendas nesta data.

O comportamento mostra a construção cultural do olfato. Como os ritos de passagem e tradições vão sendo adaptados à medida que novos olhares são dispensados à história humana, e ao seu aspecto antropológico e sociológico, neste caso, dos odores. Em se tratando de estimular os sentidos nenhum aspecto de observação pode ser relegado ao segundo plano, pois é nestes estudos que o comportamento humano nos leva a entender sua adaptabilidade ou rejeição às novas visões de mundo. Um ponto importante para quem lida com o lado instintivo do ser humano, e sua capacidade de adaptação aos novos tempos. 


O mercado


Em 2011 o Nacional Supermercados, rede de lojas do Walmart no Sul do país, buscou na aromatização uma forma criativa para vender seus produtos. Oito unidades contaram com gôndolas aromatizadas, deixando os corredores com o atraente cheiro do chocolate. Um sistema de distribuição fixado nas gôndolas liberou o aroma de chocolate. O equipamento tem uma ampola com aromatizador e foi programado para ser expelido de 1 em 1 minuto, com o objetivo de seduzir o consumidor pelo olfato.

Este ano de 2014, em ritmo de Copa do Mundo, promete muitas novidades. A indústria do chocolate vai colocar 80 milhões de ovos no mercado. O preço será 5,5% mais alto que o ano de 2013. São mais de 150 lançamentos relacionados ao evento.

A Chocolates Garoto apresentará 30 produtos, dos quais 14 são lançamentos. Os preços variam de R$ 4 a R$ 70. Entre os destaques da empresa está o Ovo Bola CBF, que custa R$ 36,99 e o Troféu da Copa do Mundo Fifa, de R$ 52,99. A novidade é que este último não vai sair de linha. Dos 35 itens que fazem parte do portfólio da Nestlé, nove são lançamentos. A Cacau Show aposta na linha gourmet. A fabricante conta este ano com mais de 50 itens exclusivos que vão desde os ovos clássicos, que custam R$ 29,90, até os Ovos Gourmet de Corte. Dentre os itens 12 são lançamentos. (Fonte: Gazetaonline) . A Kopenhagen aposta na Linha Dessert  para a Páscoa deste ano.

Outro mercado que assume um lugar definitivo na preferência do consumidor é o de ovos artesanais. A venda deve superar a expectativa que foi mais de 30% no ano de 2013, e já representam 6% de toda a produção nacional (Abicad). 


Presente sugestivo



Mas nem só de itens comestíveis vive o comércio nesta data. Vários lançamentos sugestivos fazem parte deste universo. Um deles vem da Upman, que lançou a cueca aromatizada de chocolate, com detalhe em marrom é confeccionada com 96% de algodão e 4% de elastano. Além da peça chocolate, a de aroma menta na cor verde é outra opção. Afinal, chocolate e menta formam uma dupla imbatível. A estratégia usada na escolha dos aromas foi buscar no aspecto lúdico uma forma divertida de presentear o amado. Com estampas sugestivas, além dos aromas, o tecidos e acabamento fazem a diferença no produto final.


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O aroma em design


Outro item que tem chamado a atenção são os de design em saboaria. Os ovos de chocolate são tão perfeitos que qualquer um corre o risco de comê-los. Em sua composição além dos extratos e essência de chocolate, o pó também é agregado dando um up a mais no produto.  Sendo um mercado artesanal que ocupa uma fatia expressiva de mercado, com seu maior incentivador o design Peter Paiva, os sabonetes, cremes e óleos artesanais fazem sucesso nesta época do ano. Os sentidos ficam aguçados pelo tato e olfato dando a sensação de calor e bem estar a quem usa. Já os aromatizadores trazem à memória o cheiro dos pães e doces característicos desta época. Além do aroma de chocolate temos a canela, o cacau, baunilha, e não poderíamos esquecer dois importantes elementos usados nas tradições religiosas: olibano e mirra.


Nossa mensagem para você.



Que a Páscoa tenha seu significado mantido em todos os corações. É uma maneira do ser humano lembrar-se do próprio renascimento, e da possibilidade sempre presente de fazer um dia melhor, um ano melhor, um mundo melhor para si mesmo, e para o planeta.

Feliz Páscoa!
Aroma Essencial.



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