quinta-feira, 11 de abril de 2013

Olfato alimentado por vibrações quânticas?

A teoria ganha legitimidade , e um novo experimento veio validar  a discussão. A ciência busca cada vez com mais rigor explicações para nossos sentidos, e nenhum é mais intrigante que o olfato. A nova pesquisa publicada em 28 de janeiro de 2013, na revista PLoS ONE, demonstra como estas moléculas são reconhecidas pelo nosso olfato através da vibração.
 
Leia as duas matérias na integra publicada pela Scientific American :

1 - Estudo reforça a Teoria Quântica sobre aromas e vibração molecular. (20/01/2013)

2 - Olfato alimentado por vibrações quânticas?  (15/12/2006)

Aroma Essencial

terça-feira, 9 de abril de 2013

Jardim sensorial em Campinas usa sons, cheiros, texturas e cores

Um jardim feito para provocar não só os sentidos, mas também as emoções --das quase desagradáveis às mais prazerosas-- foi aberto hoje no interior de São Paulo.  O projeto, que faz parte das celebrações dos 38 anos da Ceasa Campinas, é do paisagista Raul Cânovas. Seu criador pretende ir mais fundo na ideia de jardim sensorial.

Leia o texto na integra aqui no link da Folha de São Paulo .

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A ciência do Olfato Digital

Confira o programa do primeiro Congresso sobre Olfato Digital
 
 
 
 
 
  "A ideia é criar dispositivos que captam odores e os transformam em dados digitais que possam ser transmitidos para qualquer lugar do mundo."


Aroma Essencial

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ansiedade aguça o olfato

A pesquisa realizada por Elizabeth Krusemark e Li Wen, da Universidade de Wisconsin-Madison, concluiu que pessoas ansiosas tem o olfato mais aguçado quando expostas a situação de perigo ou medo.

segunda-feira, 1 de abril de 2013


Confira uma das palestras do Fórum Mundial de Neuromarketing, realizado em São Paulo, em março deste ano, sobre como o comportamento de compra é desencadeado por sons sutis, gestos ou imagens.

Aroma Essencial


Dispositivos de cheiro


Leia na página  "Pesquisa" a recente publicação do biofísico e perfumista Luca Turin.

Aroma Essencial.

Sistema japonês lança "Smell-on-vision TV" com precisão por pixel


As novas tecnologias trouxeram varias experiências para o ser humano, mas uma destas experiências ainda desafia seu uso - o cheiro.  Parece que este desafio está sendo superado por Haruka Matsukura e uma equipe de colegas da Universidade de Agricultura e Tecnologia  de Tóquio . A tela é chamada de "tela de cheiro ",  um visor de LCD  que não só libera aromas através da TV ou monitor real, mas pode identificar exatamente de onde o aroma está sendo exalado da tela, e dar a sensação de que o perfumes parece estar vindo dos pixels. Outros experimentos já existem no mercado, mas ainda não atendem a uma demanda eficiente, seja por praticidade ou por custo. Leia na integra a matéria publicada no site Extreme Tech.

Aroma Essencial.

 
 
 

A mensagem subliminar via internet

Finalmente o aroma via internet parece que  chegou para ficar. O Google anuncia em sua página de capa o Google Nose , aplicativo que utiliza  novas tecnologias e outras já existentes para criar uma experiência olfativa. Como já havíamos comentado aqui no blog era uma questão de tempo para que esta onda sensorial invadisse todos os recursos tecnológicos cada vez mais avançados. Fazendo um adendo à noticia, mesmo que seja uma pegadinha de 1º de abril, esta não é nenhuma ideia surreal, já que alguns dispositivos já são realidade no mercado. Chamamos a atenção também para a mensagem subliminar que este recurso pode trazer embutido no seu direcionamento. O consumo precisa de novas maneiras, e algumas bem sutis, de continuar sua caminhada. Aqui dois aspectos importantes: a experiência olfativa é benéfica enquanto leitura de uma memória atemporal; e perigosa quando a associamos a sons, imagens e verbalização de situações que podem influenciar por osmose. É um grande avanço de qualquer forma, e já não mais possível fugir desta onda que há muito vem ganhando terreno e avançando por todos os nichos de mercado. Como todo bem consumível, cabe a cada um ter o senso crítico e avaliar , como em toda novidade, o que é bom, aprazível, mesclado sob um olhar para o bem comum e a qualidade de vida, para o bem estar pessoal, e curtir muito.

Aroma Essencial