sexta-feira, 11 de maio de 2012

FGV Projetos - Laboratório de Neuromarketing


Em abril de 2011, a FGV Projetos lançou no mercado brasileiro o Laboratório de Neuromarketing voltado para a pesquisa e analise do consumo, sob o aspecto da neurociência.  Neste contexto estamos buscando trazer informação para o setor que discutimos aqui – marketing olfativo, recente no país e ainda com lacunas nas avaliações de resultado e carente de pesquisa no setor. Desde que começamos com a publicação do blog, a busca por analises de resultados e cases tem sido um grande exercício de paciência. É um campo que merece uma pesquisa mais profunda, pois o uso de aromas não se baseia apenas em um “cheirinho bom e marcante”, ele incide na estrutura física e emocional das pessoas e requer responsabilidade no uso dos óleos e essências.

Ainda pouco explorado no Brasil, o neuromarketing se aplica a análise dos impulsos que nos levam a desejar e finalizar o consumo de marcas e produtos; mas não é tão simples como parece. Afinal, nosso neurocortex que está ligado à razão e nosso sistema límbico associado às emoções processam vários níveis de informação antes de nos levar à concretização do ato de compra. O mapeamento das zonas do cérebro mais estimuladas nas experiências de consumo, busca trazer os aspectos emocionais e subconscientes associados ao comportamento e à tomada de decisão dos consumidores e possibilita aos agentes de mercado traçar estratégias mais eficientes.

Philip Kotler escreve no prefácio do livro de Martin Lindstrom “Brandsense” que “o marketing atual deixou de ser eficiente”. Em parte é uma verdade, mas temos que levar em conta o fluxo de informação em tempo real, disponível para qualquer pessoa com acesso às mídias em geral, principalmente a digital, em qualquer lugar do planeta. Ele (planeta) se tornou muito, mas muito pequeno em função desta enxurrada de informações, que trazem inovações e objetos de desejo com a mesma velocidade com que informa sobre procedência, qualidade, valores, tornando o bem de consumo um item valioso naquele momento. Como resistir? E como funciona nosso cérebro? Qual a resposta?

Além destes aspectos, as empresas observaram que as mídias tradicionais já não cumpriam seu papel e precisavam de algo mais, visto que as redes sociais estavam antecipando os prós e contras, mesmo antes de chegar a outros mercados. O mundo realmente havia ficado muito pequeno para a publicidade tradicional. O conceito de branding estava mudando e definições de marcas e produtos necessitando de outros parâmetros de analise para este novo consumidor. O surgimento do marketing olfativo, como uma nova ferramenta, trouxe uma nova modalidade de sensibilizar este consumidor, utilizando o aroma como foco para memorizar e cativar pela lembrança prazerosa do momento. Hoje é indiscutível este recurso, basta entrarmos nos shopping, cinemas e teatros, para termos uma idéia da dimensão do uso desta ferramenta. Isso sem mencionar roupas, sapatos, objetos de decoração,entre outros, e artigos eletrônicos já com dispositivo para aromatizar.

Para entender este novo consumidor e dar parâmetro ao mercado surge o neuromarketing, que é a soma do marketing com a neurociência. A marca /produto hoje não é mais só uma identidade, mas tem que gerar experiência e quanto mais interativa melhor. O Laboratório de Neuromarketing da FGV Projetos é o mais completo laboratório no Brasil, e parcerias com o Mindlab International e a Neurosense, centros pioneiros nos estudos de neuromarketing no mundo.

O laboratório conta com equipamentos e software como: Eletroencefalograma (EEG) -
captação da atividade elétrica cerebral; Ressonância Magnética (IRMf) - detecta as alterações no fluxo de sangue em determinadas áreas profundas do cérebro do indivíduo; Eye Tracker - analisar o percurso do olhar do pesquisado sobre o estímulo apresentado; Facial Expression Recognition (FER) - mede e interpreta as respostas faciais dos consumidores associadas a emoções subconscientes, diante de estímulos de marketing; Respostas Psicofisiológicas - medição de respostas do Sistema Nervoso Autônomo; Psicometria - testes que investigam a relação existente entre os sistemas cerebrais e a atividade mental, por meio de instrumentos específicos. O laboratório atende tanto o mercado nacional como o internacional oferecendo produtos como: Neuroconcept, Neuroproduct, Neuroservice, Neuroprice, Neuroad, Neurostore e Neurobranding.

Aroma Essencial
Agradecemos a FGV Projetos e GWA Comunicação Integrada

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