Uma exposição muito curiosa foi realizada pelo MOTI - "Famous Deaths", - mas o que mortos famosos e cheiros têm em comum? A proposta é responder a perguntas desagradáveis, e o cheiro da morte que faz parte do processo de viver é uma delas. O evento que aconteceu em dezembro/2014 durante o Congresso Sense Of Smell, procurou através de aromas e sons recriar o momento de várias mortes de personalidades importantes incluindo os de JFK, Whitney Houston, a princesa Diana e até mesmo Muammar Gaddafi. Um pouco macabro na realidade, mas é uma realidade. Como funciona?
Os visitantes devem entrar em uma caixa escura equipada com cheiros pressurizados, com a trilha sonora de cada morte. Aqui um detalhe.... este não é à prova de claustrofóbico.
Para experimentar a cena da morte de JFK, você é transportado para Dallas, Texas, na parte de trás da limusine presidencial. Em torno de você, multidões estão aplaudindo. Você pode cheirar o perfume de Jackie O, com uma pitada de lã de seu traje Chanel rosa. Misturado com o perfume surge o cheiro do sangue de Kennedy.
No caso de Whitney Houston, você é levado à banheira no Beverly Hills Hotel, imergindo-se na água do banho, uma gota de azeite que ela usou na banheira, e então, de repente, o odor intenso de cocaína para suas narinas (só o odor, não a erva.) Por fim, há o som de água corrente e depois o silêncio. Morte.
Então, por que você deve visitar a instalação, que planeja em breve percorrer toda a Europa e talvez a América? Bem, os cientistas provaram que o cheiro desencadeia certos humores- como a forma como o cheiro de um determinado perfume ou colônia pode trazer de volta a lembrança de um primeiro amor. Por qual razão a Subway libera aroma de pão fresco na área externa de seus restaurantes? Atrais consumidores, certo? Mas o que isto tem em relação ao tema?
Esta mostra triste tem a intenção de criar um efeito semelhante, embora em vez de trazer de volta memórias de uma escola de dança, ou do seu local preferido de verão, os cientistas estão colocando os visitantes diretamente em uma experiência com a morte. Vai entender. Mas, dada a popularidade do thanatourism ( experiências através de viagens, cursos, etc, sobre a morte) estes dias, nós apostamos que a instalação terá um fluxo constante de visitantes por onde passa.
No caso de Whitney Houston, você é levado à banheira no Beverly Hills Hotel, imergindo-se na água do banho, uma gota de azeite que ela usou na banheira, e então, de repente, o odor intenso de cocaína para suas narinas (só o odor, não a erva.) Por fim, há o som de água corrente e depois o silêncio. Morte.
Então, por que você deve visitar a instalação, que planeja em breve percorrer toda a Europa e talvez a América? Bem, os cientistas provaram que o cheiro desencadeia certos humores- como a forma como o cheiro de um determinado perfume ou colônia pode trazer de volta a lembrança de um primeiro amor. Por qual razão a Subway libera aroma de pão fresco na área externa de seus restaurantes? Atrais consumidores, certo? Mas o que isto tem em relação ao tema?
Esta mostra triste tem a intenção de criar um efeito semelhante, embora em vez de trazer de volta memórias de uma escola de dança, ou do seu local preferido de verão, os cientistas estão colocando os visitantes diretamente em uma experiência com a morte. Vai entender. Mas, dada a popularidade do thanatourism ( experiências através de viagens, cursos, etc, sobre a morte) estes dias, nós apostamos que a instalação terá um fluxo constante de visitantes por onde passa.
Links interessantes:
Aroma Essencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário