segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Planejamento faz a diferença para as principais datas de varejo

Nosso calendário é recheado de datas importantes para os setores produtivos: indústria, comércio e serviço. Um dos pontos fortes do planejamento estratégico é justamente abrir o leque de possibilidades para criação de eventos ou campanhas, que priorize resultados na qualificação e quantificação da marca ou produto. Discutimos em nossos posts, e somos insistentes neste ponto, sobre reconhecer a mudança no perfil do consumidor/cliente. Portanto, não adianta voltar para velhos jargões já sem credibilidade no mercado, ou que já esgotaram sua mensagem.

De janeiro a dezembro as datas compõem um quadro interessante para que o uso do marketing olfativo, como ferramenta de marketing compondo o plano de comunicação, possa ser o link fomentador na busca pelo produto/marca , sem a necessidade de criar dispositivos- como descontos - que já perderam a credibilidade pelas regras confusas e valores embutidos nos juros; produtos casados, etc.
Aromas de Natal!


Em dezembro a data chave é dia 25, época em que os Aromas de Natal, nos remetem à infância, às expectativas de um novo tempo, de uma nova energia. Pensamos em pinha, em cravo e canela, mel, alecrim, raspas de limão e laranja; aromas agridoces, da terra, de flores, orientais. Nosso natal é tropical, nosso país é tropical, cada região tem sua tradição, e consequentemente um aroma diferente. Cada região do país pode ter o planejamento voltado para suas características, demonstrando atenção às tradições e valores locais, e trazendo para a empresa o resultado planejado dentro de seus princípios comerciais e institucionais.

O pequeno, médio ou grande comércio, indústria e serviço, cada um tem sua particularidade e pode alcançar resultados positivos, seja no setor da moda, da gastronomia, produção industrial de bens de consumo, tecnologias, construção civil, hospitalares ou consultórios, shopping, produções artísticas, entre outros. O projeto olfativo  é um passo importante nesse processo de visualização e aplicação do planejamento. O momento atual pelo qual todo o planeta está passando, não só no âmbito da economia, faz desse período um livro aberto para que novas maneiras de atender as expectativas do ser humano possam ser criadas. É uma abertura para a criatividade, para os novos hábitos de consumo, para novas regras de mercado, e principalmente para um novo olhar sobre o conceito de atendimento, fidelização e competitividade.

Um cheiro de amor , de felicidade , de saúde, de calor, de prosperidade, de harmonia e fé!

As tradições fazem parte do histórico da humanidade, preservar raízes que nos unem como um só povo é um sonho que começa a se desenhar no horizonte das possibilidades. Vivemos em um solo peculiar e de uma diversidade estonteante, temos uma vitrine de imagens , cheiros e sons que nos convidam à Vida.

Esta é nossa mensagem, dentro deste post, para todos. Ver com o coração e senti com os olhos, nos faz sentir que fazemos parte de uma grande trajetória que vale a pena preservar. Faça do momento a união de todas as vontades e intenções, para que possamos visualizar sempre um mundo melhor!

Um dia de festas aromáticas para todos!



Dica: O suplemento do Estadão  - Pequenas e Médias Empresas trouxe uma tabela das principais datas para 2013, tanto para o setor do comércio, como da indústria.


Nenhum comentário: