sexta-feira, 4 de março de 2011

Ritmo, Aromas e Fantasias no Carnaval

Inicio de ano no Brasil é sinonimo de ferias forçada, o país para diante da expectativa do que é considerado o maior evento do planeta no período - o Carnaval. A criatividade supera as expectativas a cada ano e profissionalizou desde enredos, a elaboração de fantasias, adereços e carros alegoricos. Pessoas de varias partes do mundo vem e se instalam nos barracões como voluntários para ser parte deste momento e ver como é o planejamento e a realização de tantas etapas.

Um fluxo de dinheiro significativo é empregado no evento que envolve um grande numero de turistas, movimentando as cidades pelo país, principalmente Rio de Janeiro. O carnaval este ano de 2011 acontece
em março, ou seja, três meses basicamente em que o país estaciona nas passarelas do samba. No entanto,
como fomentador do turismo, do sistema hoteleiro e demais negócios que giram em torno do evento é muito bom para o país.

No entanto, o que surge aqui é o Aroma, que vem sendo tema nas escolas nos ultimos anos. A Rosa de Ouros , em São Paulo, usou o recurso em um dos seus ultimos desfiles (2010), levando para a avenida um carro alegorico que exalava cheiro de chocolate . O tema foi "O Cacau chegou" , contando a trajetoria deste fruto cheiroso, encorpado e que transformado em chocolate e exalado desencadeia no cérebro uma sensação de prazer e bem-estar.


Lançamentos de perfumes também são tônica neste período em que a sensualidade está a flor da pele. O mundanismo de todas as epocas caracterizada em um curto espaço de tempo pela folia de milhares de pessoas que se embolam, espremem e suam ao som de baterias e trios eletricos. Os cheiros ocre, doces e às vezes azedos se misturam aos aromas do encantamentos e das benzeções. Que folia!

É uma epoca em que alguns preferem os incensos e os retiros mais calmos, mas ainda uma grande maioria
sai em busca do visual suntoso e da sensualidade escancarada. O aroma é de pele, no inicio de banho fresco que passa a feromonio puro. Afinal é carnaval, quatro dias em que parece todos esquecem o dia de amanhã.

Texto: Cybele Fiorotti.
Foto: Carnaval Rio/2011

Nenhum comentário: