quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ciência: Emoção transmitida através do cheiro

Cientistas provam que o cheiro do medo pode ser herdado através dos genes e, em seguida, transmitido através de duas gerações.
Ataques de estresse pós-traumático foram mostrados para ser desencadeada por cheiros, e os cientistas temem que os soldados poderiam passar essa informação aos seus filhos levando-os a sofrer.


                Ratos ensinados a temer cheiros passam essa informação para sua prole.
                O medo aparentemente provoca alterações químicas no seu esperma.
                Isso, então, altera os cérebros de seus filhos levando-os a temer o cheiro.

    O cheiro do medo pode ser herdado geneticamente e pode ser transmitida por duas gerações, comprovam os pesquisadores da Emory School of Medicine, na Geórgia, que têm mostrado como os ratos ensinados a temer um certo cheiro passam a ter  alterações químicas no seu esperma. O experimento também mostrou que a informação pode ser transmitida através da mãe, através de concepção natural, ou através de fertilização in vitro.
     
     Essas mudanças provocam alterações no cérebro das duas gerações seguintes, levando-os a temer o mesmo cheiro. Se este modelo de experimento for valido para os seres humanos a maneira como pensamos hoje sobre o comportamento humano adulto terá de ser repensado, e abrirá uma porta para  tratar doenças como o transtorno de estresse pós-traumático.

    Kerry Ressler, professor de Psiquiatria e Ciências Comportamentais, disse: "Saber como as experiências dos pais influenciam seus descendentes nos ajuda a compreender os transtornos psiquiátricos que podem ter uma base trans-geracional, e, possivelmente, para projetar estratégias terapêuticas.”

    Durante o estudo foram observados que na geração seguinte de ratos, mesmo sem aplicar o experimento, ao sentirem o cheiro de flor de laranjeira os filhotes reagiam com medo.  Eles concluíram que o traço deve ter sido transmitido geneticamente, pois os pais não tiveram contato com a prole, ou seja, o comportamento não poderia ter sido aprendido.

     
    O estudo concluiu que "a experiência ancestral antes da concepção 'pode estar sendo subestimado, incluindo seu efeito sobre o comportamento das pessoas, especialmente onde os pais haviam passado por uma experiência particularmente traumatizante, como uma zona de guerra.”

    Estudos anteriores demonstraram que os ataques de estresse pós-traumático podem ser causados por determinados cheiros, e que os soldados podiam passar esse medo para os seus filhos, levando-os a ter ataques semelhantes quando detectam o mesmo odor.



     
     

    Nenhum comentário: