Para os participantes do SCENTWORLD EXPO este ano, em Nova York, aventura foi a palavra de ordem. A tempestade de neve mudou a paisagem deixando mais de 250 participantes literalmente presos no hotel, pelo menos por dois dias. Mas, nada atrapalhou a intensa troca de informação e o volume dos negócios. Pedimos a Carmine Santandrea, CEO da ScentAndrea.com, que nos contasse como foram estes dias e o resultado do seu trabalho como expositor.
A conferência foi aberta pela esposa de Harold Vogt em uma homenagem à sua memória, e pelos doze anos à frente da indústria da perfumaria fina com a marca Clarins. O próximo conferencista apresentou um painel com um dos mais antigos membros da indústria de ScentMarketing, Neal Harris, antigo investidor da ScentAir e agora presidente da ScentEvents ,em Los Angeles; e Santandrea Carmine, investidor em ScentAir e ex-CEO. Agora CEO da ScentAndrea. Ambos entrevistados por Robert Mueller Gruenwald, da Alemanha, sobre o futuro da Indústria do Marketing de Perfume. Robert Mueller Griemwald vê um futuro brilhante para o uso de perfume no varejo. Neal Harris sentiu que havia muitas oportunidades no futuro com artistas como Shania Twain com sua turnê ,e sua nova linha de fragrância. Já Santandrea não acredita que o uso de aromas em lojas tem grande futuro, comparando-o ao negócio de commodities que não acrescentaria nada ao campo do marketing. Para ele há uma grande verba publicitária disponível para investimento no setor, pois o interesse em novas tecnologias que visam dar identidade olfativa às marcas, criando um diferencial no ponto de promoção e venda de produtos é o diferencial para as marcas, e nada o faz tão bem como aroma em combinação com gráficos no POP.
O estande mostrou a eficiência do Scent HalO Light lançado alguns meses atrás, e publicado aqui no blog. Santandrea disse que a mesma verba publicitária está disponível em outros mercados pelo mundo, pois a procura por soluções de ponta são as mesmas. Portanto, se há um futuro brilhante para o Marketing de Perfume é em produtos e promoções da marca. A indústria de perfumaria descobriu que há quase 50 anos os aromas em produtos é de longe a maior parte de sua indústria , e não perfumes ou colônias. Outra tendência a observar é que essas empresas de marketing de perfume estão criando fragrâncias únicas que são implantados em suas lojas ou lobbies e, finalmente, tornam-se uma linha de perfumes ou aromas para residencias.
Se não há índices de vendas mensurável ou benefício real para um negócio, o próprio mercado vai encontrar uma maneira de comprar o serviço por menos, ou seja baratear ao maximo o custo desvalorizando o produto, afirma Carmine. ScentAndrea segue as melhores ferramentas de publicidade e promoção de vendas, com a vantagem de mostrar os elevados níveis de vendas que cobre o custo do serviço . Busca trabalhar a memória olfativa da marca a ser promovida a longo prazo ,pois o aroma desperta memória mais antiga e emocional.
A marca busca juntamente com o aumento das vendas, a fidelização deste consumidor. Quando o cliente faz a distinção entre produtos o fator determinante é a finalização, ou seja a venda baseada na satisfação e fidelização deste cliente. Outro fator importante abordado por Carmine está em relação ao "ruído" provocado pelo excesso de aromatização, ou de publicidade no local. A função deste recurso é criar um aroma que traga informação, e que dê a este cliente a opção de uma escolha inteligente. Portanto, aroma sem beneficio pratico para o cliente é barulho e , provavelmente, fracasso na promoção ou venda; além de prejuízo à marca.
Foto enviada por Carmine- Neve em Nova York
Aroma Essencial
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