Image: Smoke Cloud © Peter De Cupere |
Literalmente coloque sua mente nas nuvens e faça parte deste projeto.
Projeto Criação Olfativa
Editor: Dra.Victória Henshaw –
Universidade Sheffield, Reino Unido
O sentido do olfato foi ao longo de muitos anos
subestimado e muitas vezes ignorado por design, disciplinas artísticas e de
comunicação, entre outros atividades. No entanto, é considerado de maior
relevância dentro dos domínios científicos de alimentos e desenvolvimento de
bebidas, com um fantástico imaginário artístico no setor comercial de perfume ,
e em relação ao plantio dentro da arquitetura da paisagem. Mas, os tempos estão
mudando com novos conhecimentos sobre como esse sentimento indescritível opera, com novas tecnologias cada vez mais
sofisticadas, e com novas técnicas que
estão sendo desenvolvidas o aromas está sendo incorporado ao design, ,às práticas artísticas, ambientais e comerciais
que vão desde a impressão de publicidade de rua, eventos s para instalações
artísticas, e em projeto arquitetônico e urbano.
Após a Conferência de Design - Princípios e Práticas, em Vancouver, Canadá, nasce
a proposta para formar um time de colaboradores, profissionais da área de
aromas, e acadêmicos que tragam suas
contribuições para produzir um novo livro. Será o primeiro de seu tipo
publicado no idioma Inglês, na busca de inspirar seus leitores a considerar de forma mais ativa
o uso do aroma no seu trabalho, através da inclusão de vários estudos de caso
de todo o mundo, com destaque para o uso atual dos aromas em diferentes práticas de design e
artísticas; ao mesmo tempo fornecendo orientações práticas sobre os diferentes
equipamentos, técnicas, estágios e desafios que possam ocorrer como parte do
processo. Ao invés de ser um livro com foco em design de produto, o foco
aqui será no projeto espacial, mas em inúmeras formas e interpretações
diferentes - na rua, no estúdio, no teatro, ou espaço de exposição, e sua
relação espacial e representação com os
aromas . Se você estiver trabalhando em temas semelhantes, ou com aromas no projeto espacial, venha participar conosco.
TIPOS DE PROPOSTA
Este livro procura reunir contribuições
de pessoas com conjuntos de habilidades e perspectivas diferenciadas. Por
esta razão, esta chamada acolhe diferentes tipos de contribuições:
§ As propostas de capítulos de livros - estes deverão ser apresentados na
forma de um título e pequeno resumo de (150-200 palavras) descrevendo o
conteúdo do capítulo proposto e duração aproximada (em qualquer lugar entre
1500-5000 palavras), acompanhada pelo
nome do autor (es), título, disciplina / profissão, filiação e dados para
contato (e-mail e telefone nesta fase). Os conteúdos abstratos podem
assumir a forma de estudos de casos particulares delineando exemplo (s) de
cheiro que está sendo usada, como um fator parcial ou primária, dentro do
processo de design, ou tentar lidar com algumas dessas questões descritas na
lista de tópicos descritos abaixo.
§ Sugestões de estudos de caso - você pode não querer escrever
algo especialmente para o livro proposto, mas pode estar disposto a fornecer
informações a respeito de um determinado produto, equipamento, ou ser
entrevistado para um estudo de caso que cai dentro dessas áreas descritas na
lista de temas sugeridos abaixo.
§ Sugestões de publicações existentes,
extratos ou outros materiais - você pode querer sugerir artigos existentes,
papéis ou orientação de uso para os designers, relativas às áreas descritas na
lista de tópicos a seguir,
§ Lista de tópicos
Propostas sugeridas podem explorar
alguns desses tópicos listados abaixo, ou podem delinear estudo de casos específico de design, que se relacionam com
as áreas descritas abaixo.
NOTA: esta lista não é definitiva, e
ideias adicionais são bem-vindas, embora as suas ligações com aromas e desenho
espacial seja determinante.
§ Novas tecnologias de controle e
liberação de aromas.
§ Que tecnologias estão disponíveis para
medida ou captura de aromas?
§ O desenvolvimento de aromas.
§ Quais
as técnicas diferenciadas que designers podem utilizar ao planejar e comunicar
as suas ideias dentro de projeto .
§ Quais
os desafios enfrentados uma vez liberado o aroma quando detectados por pessoas?
§ Como podemos avaliar e evidenciar o
impacto do design olfativo sobre
o consumidor, e as percepções públicas do meio ambiente global, atmosfera,
produção, ou evento em que são projetados?
Leia na integra a explicação de cada tópico: Call for Contributions
from Professionals, Academics and Practitioners: DESIGNING WITH SMELL (BOOK)
Processo de seleção
Para ter seu capítulo abstrato, estudo
de caso ou sugestões consideradas para inclusão na proposta do livro, por favor
enviar e-mail com um resumo para Victoria Henshaw na
Universidade de Sheffield v.henshaw @
sheffield.ac.uk a qualquer hora até 05:00 (GMT)
na sexta-feira 07 abril 2014.
Todas as contribuições serão tratadas
em estrita confidencialidade, e cada um sera considerado de forma justa e
equitativa, embora seja importante notar que não há garantia de
inclusão. Todos os remetentes receberão uma resposta inicial até ao final
de Maio de 2014. Nesse ponto, todos os capítulos do livro devem ser
recebidos na totalidade até início da Primavera 2015 (mais detalhes serão
enviados para todos os contribuintes conforme o processo se
desenvolve). Todos os capítulos estarão sujeitos a revisão. Para quaisquer
questões relativas ao presente convite, por favor, entre em contato com
Victoria Henshaw: v.henshaw @ sheffield.ac.uk
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