quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Projeto Criação Olfativa

Image: Smoke Cloud © Peter De Cupere
Literalmente coloque sua mente nas nuvens e faça parte deste projeto.

Projeto Criação Olfativa

Editor: Dra.Victória Henshaw – Universidade Sheffield, Reino Unido

O sentido do olfato foi ao longo de muitos anos subestimado e muitas vezes ignorado por design, disciplinas artísticas e de comunicação, entre outros atividades. No entanto, é considerado de maior relevância dentro dos domínios científicos de alimentos e desenvolvimento de bebidas, com um fantástico imaginário artístico no setor comercial de perfume , e em relação ao plantio dentro da arquitetura da paisagem. Mas, os tempos estão mudando com novos conhecimentos sobre como esse sentimento indescritível opera,  com novas tecnologias cada vez mais sofisticadas, e com  novas técnicas que estão sendo desenvolvidas o aromas está sendo incorporado ao design, ,às  práticas artísticas, ambientais e comerciais que vão desde a impressão de publicidade de rua, eventos s para instalações artísticas, e em projeto arquitetônico e urbano.
Após a Conferência de Design - Princípios e Práticas, em Vancouver, Canadá, nasce a proposta para formar um time de colaboradores, profissionais da área de aromas,  e acadêmicos que tragam suas contribuições para produzir um novo livro. Será o primeiro de seu tipo publicado no idioma Inglês, na busca de inspirar  seus leitores a considerar de forma mais ativa o uso do aroma no seu trabalho, através da inclusão de vários estudos de caso de todo o mundo, com destaque para o uso atual dos aromas  em diferentes práticas de design e artísticas; ao mesmo tempo fornecendo orientações práticas sobre os diferentes equipamentos, técnicas, estágios e desafios que possam ocorrer como parte do processo. Ao invés de ser um livro com foco em design de produto, o foco aqui será no projeto espacial, mas em inúmeras formas e interpretações diferentes - na rua, no estúdio, no teatro, ou espaço de exposição, e sua relação espacial  e representação com os aromas . Se você estiver trabalhando em temas semelhantes, ou com aromas  no projeto espacial, venha participar conosco.

TIPOS DE PROPOSTA
Este livro procura reunir contribuições de pessoas com conjuntos de habilidades e perspectivas diferenciadas. Por esta razão, esta chamada acolhe diferentes tipos de contribuições:

§  As propostas de capítulos de livros - estes deverão ser apresentados na forma de um título e pequeno resumo de (150-200 palavras) descrevendo o conteúdo do capítulo proposto e duração aproximada (em qualquer lugar entre 1500-5000 palavras),  acompanhada pelo nome do autor (es), título, disciplina / profissão, filiação e dados para contato (e-mail e telefone nesta fase). Os conteúdos abstratos podem assumir a forma de estudos de casos particulares delineando exemplo (s) de cheiro que está sendo usada, como um fator parcial ou primária, dentro do processo de design, ou tentar lidar com algumas dessas questões descritas na lista de tópicos descritos abaixo.
§  Sugestões de estudos de caso -  você pode não querer escrever algo especialmente para o livro proposto, mas pode estar disposto a fornecer informações a respeito de um determinado produto, equipamento, ou ser entrevistado para um estudo de caso que cai dentro dessas áreas descritas na lista de temas sugeridos abaixo.
§  Sugestões de publicações existentes, extratos ou outros materiais - você pode querer sugerir artigos existentes, papéis ou orientação de uso para os designers, relativas às áreas descritas na lista de tópicos a seguir,

§  Lista de tópicos

Propostas sugeridas podem explorar alguns desses tópicos listados abaixo, ou podem delinear estudo de casos  específico de design, que se relacionam com as áreas descritas abaixo. 

NOTA: esta lista não é definitiva, e ideias adicionais são bem-vindas, embora as suas ligações com aromas e desenho espacial seja determinante.

§  Novas tecnologias de controle e liberação de aromas.  
§  Que tecnologias estão disponíveis para medida ou captura de aromas?  
§   O desenvolvimento de aromas.
§   Quais as técnicas diferenciadas que designers podem utilizar ao planejar e comunicar as suas  ideias dentro de projeto .
§   Quais os desafios enfrentados uma vez liberado o aroma quando detectados por pessoas?
§  Como podemos avaliar e evidenciar o impacto do design olfativo sobre o consumidor, e as percepções públicas do meio ambiente global, atmosfera, produção, ou evento em que são projetados?

Leia na integra a explicação de cada tópico: Call for Contributions from Professionals, Academics and Practitioners: DESIGNING WITH SMELL (BOOK)



Processo de seleção
Para ter seu capítulo abstrato, estudo de caso ou sugestões consideradas para inclusão na proposta do livro, por favor enviar e-mail com um resumo para Victoria Henshaw na Universidade de Sheffield v.henshaw @ sheffield.ac.uk a qualquer hora até 05:00 (GMT) na sexta-feira 07 abril 2014.

Todas as contribuições serão tratadas em estrita confidencialidade, e cada um sera considerado de forma justa e equitativa, embora seja importante notar que não há garantia de inclusão. Todos os remetentes receberão uma resposta inicial até ao final de Maio de 2014. Nesse ponto, todos os capítulos do livro devem ser recebidos na totalidade até início da Primavera 2015 (mais detalhes serão enviados para todos os contribuintes conforme o processo se desenvolve). Todos os capítulos estarão sujeitos a revisão. Para quaisquer questões relativas ao presente convite, por favor, entre em contato com Victoria Henshaw:  v.henshaw @ sheffield.ac.uk



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