segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Presentes aromáticos

Want To smell Jamie Fraser in your bedroom? 



Comentamos aqui sobre a importância das artes, da literatura, do cinema, e TV no desenvolvimento de diversos nichos de mercado. Vários fatores influenciam a massa crítica de fãs que têm o poder de decidir sobre o sucesso ou não do produto. Falamos sobre isso em relação à trilogia "50 tons de Cinza" em qual seria o aroma que caracterizaria os personagens, sobre salas de cinema aromatizadas, idem para teatros, livros, etc. Voltamos ao tema agora falando sobre uma série tanto literária, quanto televisiva, que vem atraindo fãs no mundo todo. Uma saga que traz a história real dos clãs escoceses durante o embate com ingleses, junto à ficção - a viagem no tempo, através da fictícia Craigh na Dun, por uma enfermeira nos anos de 1945 que a transporta para o ano de 1743 -, escrita por Diana Gabaldon, transformando a narrativa em um envolvente caso de amor mutuo com os personagens. Outlander deve ao excelente elenco que protagoniza a série, a direção, fotografia e roteirização o seu resultado. E o mercado agradece com o desenvolvimento de vários produtos relacionados a ele. Aqui destacamos velas aromáticas "James Fraser"  que você imagina tenha um aroma almiscarado, com notas terrosas e de ervas. 

Durante toda a narrativa você tem a sensação de que os aromas saltam das linhas do livro. Este é o poder da memória olfativa quando sensibilizada, um poderoso recurso que aos poucos está sendo reconhecido pelo mercado. A primeira vez em que ouvi sobre Marketing Olfativo, através do design de sabonetes Peter Paiva, não imaginava o alcance que este recurso poderia obter como resultado de fidelização e de vendas. O tempo e a pesquisa constante fizeram com que este dado marcasse sua importância, e que estabelecesse seu poder de influência cada vez maior, seja através das novas tecnologias, ou mesmo em segmentos como turismo, moda, perfumaria, decoração, hotelaria, ou como poderoso recurso para ambientes hospitalares ou de trabalho.


Bon voyage !





Nenhum comentário: