domingo, 25 de novembro de 2012

Uma vida simples inspirando um novo perfume ""U from Uruguai"

Um olhar sobre como o poder pode ser devastador para alguns e dignificante para outros é coisa rara, mas Martín Sastre buscou na vida do Presidente Jose Mujica a inspiração para criar o perfume "U from Uruguai". Por enquanto é só uma ideia, pois ainda não foi dado o sinal verde para iniciar o desenvolvimento do produto. Um spot foi veiculado na Bienal de Montevidéu onde ele fala sobre o produto.
Martin Sastre faz um paralelo entre a vida atual do presidente e o que ele considera ser o luxo: uma filosofia de vida que extrapola a questão do poder e exala uma essencial especial através de quem compartilha a vida com simplicidade - conceito de luxo e pobreza.

"Dar é um luxo e é um luxo ter um presidente assim", disse Martin Sastre ao falar sobre como vive Jose Mujica. "Comecei a trabalhar sobre os conceitos de luxo e pobreza. O presidente é pobre, mas doa 90% de seu salário para construção de casas populares, assim é o homem que dá e o que dá é rico."

José Mujica, aos 77 anos,Presidente do Uruguai, vive hoje em sua fazenda com sua esposa nos arredores de Montevidéu, onde planta flores e hortaliças que vende no mercado local. Quando não está realizando trabalhos oficiais, o chefe de Estado faz questão de dirigir o seu próprio carro, um fusca azul, de 1987, avaliado em pouco mais de US$ 1.000. Mujica dispensa empregados. Faz suas próprias compras no bairro onde vive e frequentemente é visto em restaurantes populares com seus colaboradores no entorno da sede do governo, no centro da capital uruguaia."Se tenho poucas coisas, preciso de pouco para sustentá-las", disse recentemente em uma entrevista à BBC. Se o projeto for aceito, o perfume será vendido através de fundações publicas e criar um fundo para projetos culturais.

Voltamos ao tema do perfume conceitual e a uma forte identidade olfativa que preservará -caso realmente o projeto chegue a ser uma realidade , um caso raro de integridade e caráter político admirável. Para Martin a concepção seria a de um perfume para aqueles que se identificam com esta maneira simples de ver a vida. O artista acredita que o cheiro deve ser algo fresco e relacionados à terra, uma fragrância para homens e mulheres. Já criou o protótipo do frasco e o que falta é a aceitação do presidente uruguaio. É raro um presidente aceitar promover um produto , mas este presidente já mostrou não seguir um caminho tradicional de muitas maneiras. Ele disse que o presidente estava "surpreso" com a idéia de que, de alguma forma, o estavam avaliando. Logo a noticia correu as midias em todo o mundo, como adesões e rejeições à ideia. Vamos torcer para que se torne realidade!

Aroma Essencial.

Nenhum comentário: