quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Utilizando o poder olfativo no direcionamento de vendas no varejo


Conversamos com Jennifer Dublino, COO do Scent Marketing Institute, sobre suas ultimas palestras, e a importância da aromatização de ambientes para o varejo. Temos pontuado aqui sobre os critérios desta nova ferramenta que influencia não só os resultados de vendas, mas sua implicação na percepção sensorial do individuo que entra em contato direto com o produto aromatizador. É interessante perceber que o mercado nos seus vários nichos já adotou a ideia de força influenciadora que este novo recurso trouxe, e da sua aplicabilidade como gerador de resultado. Para os atentos de plantão são vários os eventos nesta área que estarão ocorrendo no próximo ano. É ficar atento às novidades, pesquisas e estudos de mercado, tanto na área de varejo quanto no campo da neurociência. Mantivemos o texto em inglês, fora a tradução, para resguardarmos a fidelidade do original .
De acordo com pesquisas, 76% das decisões de compra são feitas na loja, sendo o ambiente e o marketing itens de extrema importância. Vendedores dedicam muita atenção a iluminação, layout de exibição e seleção de produtos, porem há um fator chave que a maior parte dos vendedores frequentemente deixam passar desapercebido e que tem o potencial para rápida e efetivamente aperfeiçoar a venda na loja: o poder olfativo. Sim, a forma como a sua loja pode melhorar as vendas globais, bem como vendas de produtos específicos de cada categoria!

De todos os sentidos humanos somente o olfato vai diretamente para o centro da memória e da emoção no cérebro. Enquanto visão, audição, paladar, movimento e sensação de espaço são processados ​​no neocórtex, o sentido do olfato é processado na amígdala, o centro de emoção e do hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória e aprendizagem associado.

Na verdade, a ciência nos diz que 75% de nossas emoções são geradas pelo olfato, e que estamos mais propensos a lembrar de algo pelo cheiro do que aquilo que vemos ouvimos ou tocamos! Isto tem um efeito poderoso sobre o comportamento de compra dos consumidores.

Estudos mostram que quando uma loja é aromatizada os clientes permanecem até 40% a mais no ambiente. Clientes que gastam 40 minutos em vez de 10 minutos em uma loja são duas vezes mais propensos a comprar. A presença de um aroma agradável afeta diretamente as vendas, incentivando os clientes a ficar e comprar que de outra forma poderiam ter saído de mãos vazias.

Lojas aromatizadas também melhoram a percepção dos clientes sobre o ambiente e seus produtos. A pesquisa mostra que os clientes estão dispostos a pagar 10/ 15% mais para o mesmo produto em uma loja que é aromatizada em comparação à mesma loja sem aroma.. Produtos individuais, também, são considerados como sendo de melhor qualidade ou mais apropriado para o consumidor, quando a loja usa aromatização .

Supermercados e restaurantes podem usar aromas alimentares para melhorar cheiros de alimentos naturais de produtos e aumentar as vendas em categorias específicas. Por exemplo, em mercearias onde os pães são assados no início da manhã, antes de abrir as portas o local pode ser aromatizado com a difusão do pão que acaba de cozer. Vendas de carne podem se beneficiar do cheiro sutil do bacon nessa área, e as vendas de frutas de uma fragrância de frutal.

O varejo, trabalhando com fornecedores ainda podem usar o marketing olfativo para impulsionar as vendas de itens embalados seja alimentos e não-alimentos, de sopas enlatadas a produtos de enxague bucal, colônia e medicamento de venda livre. Um ponto de venda de exibição aromatizado pode transmitir um cheiro de Colônia, um sabor ,ou reforçar uma marca bem conhecida do publico.

Using the Power of Scent to Drive Retail Sales


According to research, 76% of purchase decisions are made in the store, making the store environment and in-store marketing of the utmost importance. Retailers pay a lot of attention to store lighting, display layout and product selection, but there is one key factor that most retailers often overloos, but that has the potential to quickly and effectively improve same-store sales: the power of scent. Yes, the way your store smells can improve overall sales as well as specific product category sales!

Of all the human senses, only olfaction goes directly to the memory and emotion centers of the brain. While sight, sound, taste, movement and sense of space are processed in the neocortex, the sense of smell is processed in the amygdala, the emotion center and the hippocampus, the part of the brain responsible for memory and associated learning.

In fact, science tells us that 75% of our emotions are generated by smell and we are 100 times more likely to remember something that we smell than something we see, hear or touch! This has a powerful effect on consumers’ buying behavior.

Studies show that when a store is scented, customers spend up to 40% more time in the store. Customers who spend 40 minutes rather than 10 minutes in a store are twice as likely to buy. The presence of a pleasant scent directly affects sales by encouraging customers to stay and buy who otherwise might have left empty-handed.

Scented stores also improve customers’ perceptions of the store and its products. Research shows that customers are willing to pay 10 – 15% more for the same product in a store that is scented compared to the same store without scent. Individual products, too, are perceived as being of higher quality or more suitable for the consumer when the store uses ambient scenting.

Grocery stores and restaurants can use food scents to enhance natural food product smells and increase sales in specific categories. For example, many grocery store in-house bakeries bake their bread early in the morning before the doors open, but they can increase their department sales by diffusing the aroma of freshly baked bread. Meat sales can benefit from a subtle bacon smell in that area, and fruit sales from a specific fruit fragrance or blend.

Retailers, working with suppliers can even use scent marketing to boost sales of packaged food and non-food items like canned soup mouthwash, cologne and over the counter medicine. A scented point of sale display can sample a cologne’s smell, convey a flavor or reinforce a well-known brand’s smell.

If you want to learn more about leveraging the sense of smell to drive your retail sales, contact the Scent Marketing Institute.

About the Author: Jennifer Dublino is the COO of the Scent Marketing Institute. The Scent Marketing Institute is a not for profit organization whose mission is to educate companies and the public about the power of scent and sensory marketing to increase sales, improve product evaluations, create customer loyalty, strengthen brands and improve the overall customer experience. For more information on scent marketing or to find a solution provider, contact her at Jennifer@scentmarketing.org or visit the website, http://www.scentmarketing.org. Jennifer also runs ScentWorld, the premier scent and sensory marketing conference in the world. Experience the brilliant speakers, profitable ideas and great networking at ScentWorld in New York City February 6-8, 2013.

Fonte: Jennifer Dublino







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