quarta-feira, 29 de junho de 2011

Curso de pós-graduação A Cultura do Perfume: Essência e Ciência,


A Faculdade Santa Marcelina criou o curso de pós-graduação A Cultura do Perfume: Essência e Ciência, direcionado para profissionais das áreas de design, moda, marketing, administração, publicidade, entre outras. Os participantes terão a oportunidade de mapear o comportamento do consumidor em relação ao design da embalagem, estudar os métodos de adequação do produto ao mercado, conferir estratégias de marketing e de gestão de projetos especializados em produtos de prestígio. O Brasil é líder mundial no consumo de perfumes, com um faturamento de US$ 6 bilhões em 2010, superando os Estados Unidos, que registraram vendas de US$ 5,3 bilhões, segundo o Euromonitor.
Fonte: Revista H&C

quarta-feira, 22 de junho de 2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Conceito EcoFriendly, Aroma e Reserva Natural.

Ano passado fizemos uma matéria sobre a empresa de moda Reserva Natural e o uso dos aromas em suas confecções e linhas de produto para uso pessoal. A repercussão foi muito boa diante da leveza das peças e  visão conceitual inserida no corporativo da empresa – a parceria equilibrada com o meio ambiente. O principio ecofriendly conceituado na marca Reserva Natural, com seu aroma exclusivo, tem este principio. Conversamos com Fernando Marcondes, responsável pela área de marketing da empresa e buscamos entender mais sobre este conceito ligado à marca.

Conceito EcoFriendly e Aromas.

Empresas inseridas no conceito “ecofriendly” estão focando a permanência em um mercado que espelha a caminhada dos negócios futuros. EcoFriendly faz parte de empresas que produzem produtos ecológicos não por modismo, mas por estar inserido no conceito da marca e no contexto da cultura corporativa. Tornar-se consciente de que fazemos parte de ações convergentes, onde ação e reação são faces de uma mesma contrapartida, leva empresas conscientes e com visão de futuro a estarem um passo à frente de seus concorrentes.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Marketing Emocional x Marketing Olfativo

Temos chamado a atenção em outros artigos aqui no blog,  para o uso irrestrito do marketing olfativo como ferramenta para atrair e fidelizar clientes, sem um estudo previo e responsável sobre esta ferramenta. É um ótimo recurso, sim é. No entanto, lidamos com uma área do cerebro humano que nos remete a sensações e reações emocionais e fisicas diante do recurso usado. É mais uma matéria de alerta para que a utilização dos aromas esteja caminhando junto com as pesquisas da neurociência e não simplesmente pela voracidade do mercado. O ideal é estar sempre atento às pesquisas e novos dados sobre o assunto.Vamos atualizar esta ferramenta do Marketing, com a leitura de livros com o objetivo de ampliar a discussão. Citamos alguns:  Le Marketing Olfactif - Sorbonne, lançado em 1999; Marketing Interativo -Jean-Marc Lehu; BRANDSENSE -Martin Lindstrom (realizamos uma ótima entrevista com ele para o blog); AROMAS E EMOÇÕES - Shirley Price.

Aromas e Marcas


Por que o aroma de um creme solar lembra as férias? Por que o cheiro da fumaça da lenha queimada lembra uma imagem de inverno em família? Até há pouco tempo, ninguém parava para pensar nessas perguntas, e as empresas não tinham se dado conta do efeito que produz um aroma agradável na experiência do cliente. A maior parte das empresas baseia sua identidade corporativa na imagem (no logotipo, no patrocínio ou no mobiliário dos estabelecimentos) e no som (o fundo musical das lojas ou a melodia de um anúncio da televisão). Contudo, a emoção que evoca um odor pode ser decisiva na hora da compra e é possível identificá-lo com os valores que a marca pretende transmitir. Pode inclusive servir para melhorar a produtividade e as condições de trabalho de uma empresa.

Marketing Olfativo da Rolls-Royce

Nos últimos anos a Rolls-Royce vinha perdendo mercado pois seus clientes reclamavam que seus carros tinham perdido o glamour de antigamente (e isso é tudo no mercado de carros de luxo). Mas como??? Os novos modelos saem da fabrica incorporando toda a inovação, sofisticação, segurança e tecnologia de ponta existente no mercado???  O que então de diferente tem o modelo clássico Silver Cloud de 1965 comparado com os modêlos fabricados atualmente?

terça-feira, 14 de junho de 2011

Estamos na Plataforma de Coworking Beans!

Estamos inaugurando uma nova página e convidamos você para conhecer!!!

O coworking Beans é uma plataforma de colaboração profissional para desenvolver e praticar novas maneiras de trabalho e desenvolvimento de projetos e ideias.

Parabéns para seu idealizador,Ricardo Lima.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fifi Awards 2011

Na semana passada, no Lincoln Center, em Nova York, foi realizada a cerimônia de entrega do Fifi Awards 2011, promovido pela The Fragrance Foundation. Considerado o “Oscar da Perfumaria”, na categoria Luxo, ficaram com o troféu o feminino Gucci Guilty e o masculino Bleu de Chanel. Confira as categorias:

Aromatizador com cheiro de Melissa

A empresária Mônica Claure, da loja Unik, de Curitiba, criou o Tutti by Unik, um aromatizador de ambientes, fabricado pela GoodSmell, que traz à memória das consumidoras a lembrança da primeira Melissa, através de uma combinação de acordes olfativos frescos e cítricos frutados.