segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Batom aromatizado

Batom é um acessório indispensável, seja para hidratar ou colorir os lábios e quando casado com aroma fica irresistível. A intenção não é tão ingenua, beijar e deixar aquele gostinho de quero mais é proposital. Imagine unir aroma de essências afrodisíacas ao produto? Altamente estimulador!!!! A industria cosmética não descansa e novos produtos já estão disponíveis. Lembrando que o uso de óleos essenciais na composição, além dos benefícios para a pele dos lábios, temos a sensação olfatória que chega ao sistema límbico gerando um estado mental agradável e excitante.
Hoje, já existem cosméticos orgânicos que  não usam produtos de origem animal para fazer seus batons, e utilizam somente extratos de plantas medicinais, inclusive sem adoçantes artificiais. Assim como o perfume, um batom pode criar uma marca pessoal. Ele não é apenas um acessório cosmético , mas um tratamento e protetor para uma área sensível às mudanças climáticas e à radiação solar.

Mas qual estratégia de marketing olfativo está por trás do brilho? O que torna um produto desejo de consumo? Qual o diferencial agregado ao valor de marca? O que influencia a vontade do consumidor hoje?
Por que uma marca vende mais, ou um local é sempre mais disputado, mesmo com filas enormes e tempo de espera a perder de vista? Estamos falando de marketing como ferramenta influenciadora na tomada de decisão, e o marketing olfativo tem mudado o rumo de algumas tendências de mercado. Aparentemente o setor de cosméticos parece estar fora desta discussão, mas não está. As industrias sabem disso e buscam aperfeiçoar seus produtos agregando valor e diferencial a eles, mesmo quando você está pensando em  algum produto cosmético e a sensação de fragrância venha aos seus sentidos.

Hoje a palavra de ordem é sustentabilidade, orgânicos, preservação do meio ambiente, saúde e qualidade de vida. A tendência é o consumidor aderir ao consumo de produtos e empresas que tenham seu foco voltado para a busca de solução que gere beneficio e traga resultado em médio e longo prazo para a vida de todos no planeta.  Chegamos à era da consciência , até certo ponto forçada, dos benefícios de uma vida mais saudável, isso inclui recuperarmos sentidos perdidos com a evolução do homem através das eras e uma delas é o olfato. Esta busca levou profissionais de varias áreas a traçar uma estratégia que vise aliar o prazer saudável com o consumo consciente do produto.

Temos outras vertentes da industria aderindo à cosmética, como  a coleção Lip Smacker com sabor e aroma Coca-Cola Company, tanto o sabor/aroma original do refrigerante, como Vanilla, Cherry e Strawberry, Fanta Grape,Orange e Pineapple e Sprite. A empresa anunciou uma  parceria com a tradicional empresa Bonne Bell (que fabrica os famosos Lip Smackers) para criar uma coleção de brilhos labiais : gloss em bastão, gloss em bisnaga, hidratante labial e gloss com aplicador de espuma. Não temos informação sobre a composição do produto, se sua base é orgânica ou não. Para conferir! No Brasil foi
inaugurada a primeira fabrica verde do Sistema Cola-Cola na América Latina, localizada em Fazenda Rio Grande,na Grande Curitiba, voltada para a fabricação do tradicional Matte Leão.

O cheiro é um diferencial de marca irresistível , tem importância na decisão de compra e a industria cosmética sabe disso como ninguém. No entanto, o uso de aromas em outras áreas da cosmética além dos perfumes tem sido um diferencial no mercado, agregando cada vez mais consumidores exigentes por marcas que não só alimente este lado lúdico e sensório, como tragam os efeitos benéficos dos extratos e oléos essenciais, preferencialmente orgânico e natural.

Fonte: Aroma Essencial







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