quinta-feira, 24 de junho de 2010

Five Senses, Minus One: Living Without Smell

A autora conta sobre a perda traumática de seu "senso de cheiro", começando com o tratamento com um spray nasal do zinco que causou estragos em seu nervo olfativo.

Livros sugeridos para o estudo dos cheiros e olfato.

Esta sugestão foi solicitada em uma lista de discussão do LinkeDIn.Excelente contribuição do grupo.

The Scent of Desire by Rachel Herz
The Emporer of Scent by Chandler Burr
The Perfect Scent by Chandler Burr
What the Nose Knows by Avery Gilbert
Smell: The Secret Seducer by Piet Vroon
The Foul and the Fragrant: Odor and the French Social Imagination by Alain Corbin
Fragrance The Psychology And Biology Of Perfume by Steve Van Toller,
Aroma: The Cultural History of Smell by Constance Classen, David Howes, Anthony Synnott
Aroma Fragrances:
The Secret of Scent by Luca Turin
Perfumes by Luca Turin
Perfume Legends by Michael Edwards
Essential oils: The Illustrated Encyclopaedia of Essential Oils by Julia Lawless
Essence and Alchemy by Mandy Aftel
Perfumery, Practice and Principles by Robert R. Calkin / J. Stephen Jellineck
Perfume & Flavor Materials of Natural Origin by Steffen Arctander
Remembering Smell: A Memoir of Losing — and Discovering — the Primal Sense
by Bonnie Blodgett

Articles are sorted by a variety of topics such as Aroma-chology: Mood and Emotion, Aroma-Chology: Consumer Behavior, Clincial Applications, Pheromones and more : http://www.senseofsmell.org/resources/library.php

Sensory Marketing Research on the Sensuality of Products by Aradhna Krishna - O que é marketing sensorial e por que é interessante e importante? Krishna define como "o marketing que envolve os sentidos dos consumidores e afeta seu comportamento." Deve facilitar a análise do marketing sensorial por profissionais e também pode ser usado para pesquisa ou em sala de aula.

Em português:
Aromaterapia,uma abordagem sistêmica - Samia Maluf
Aromacologia, uma ciência de muitos cheiros - Sonia Corazza
Brasilessência - Renata Aschar
Brandsense - Martin Lindstron
Manual Pratico de Aromaterapia - Hermann N.A.Uldrich
A Arte da Aromaterapia - Robert Tisserand

quarta-feira, 23 de junho de 2010

What is your PR campaign when a consumer "HATES" your scented space?

Ótima pergunta feita por Tracy Pepe em sua página no LinkeDIn. O que você faria para reverter um resultado negativo junto aos clientes que odiaram seu espaço perfumado?

Obsession for Men

Big Cats Obsess Over Calvin Klein's 'Obsession for Men'
A Certain Animal Magnetism Makes the Fragrance a Hit With Zoos
By ELLEN BYRON

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pesquisa "Mídias sociais nas empresas"

O relacionamento online com o mercado
A Deloitte apresenta a pesquisa “Mídias sociais nas empresas – O relacionamento online com o mercado”, que contou com a participação de 302 empresas de diversos segmentos e portes econômicos que atuam no Brasil.

Este relatório tem por finalidade oferecer um panorama da utilização das mídias sociais no País, determinar o grau de maturidade das organizações brasileiras em relação ao boom destas ferramentas no mundo e evidenciar como as empresas podem se beneficiar dessa nova relação com seus públicos.

Além disso, a Deloitte disponibiliza as suas ofertas de serviços de consultoria em mídias sociais, por meio de uma apresentação, com os destaques e resultados da pesquisa, nas versões em português e inglês.

Fonte: Blog Corporativo

Scent Branding Sweeps the Fragrance Industry

Empresas estão usando "scenting ambiente" em um esforço para deixar impressões indeléveis com os seus clientes.

Temos discutido sobre a dificuldade em obter mensuração de resultados, ou mesmo pesquisas diretas sobre o avanço no uso do aroma como agente de influencia no comportamento do consumidor. Como vamos ver nesta matéria, assinada por Spencer Morgan, as indústrias do cheiro estão buscando uma forma de atingir os mais diversos públicos sem que isso entre na questão da "invasão sensorial”, se podemos dar esta definição para uma interferência subliminar do olfato.
Abordamos esta questão varias vezes aqui no blog e falamos sobre a ética e a manutenção dos valores quando tratamos de influenciar pessoas. Vale a pena conferir o que grandes empresas do setor têm buscado como referencia. A pergunta continua:"Como evocar certo sentimento sem que isso se torne uma imposição?”
Boa leitura!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ENTREVISTA

Entrevistamos Samia Maluf, psicóloga e aromatóloga, criadora da By Samia® Aromaterapia & Consultoria. Uma conversa franca e aberta sobre Marketing Olfativo, a mais recente ferramenta do marketing para o mercado de marcas e produtos. Samia é uma das pioneiras no mercado e desenvolvimento de aromatização de ambientes e vem implementando o termo Marketing Olfativo, tornando-se exemplo e referência dentro deste nicho de mercado.

Aguardem........

domingo, 20 de junho de 2010

Comunicando através do Olfato

Ouço muito ultimamente a expressão "coletivar" que para mim significa dar vida, reunir, agregar. Vejo isso nas redes sociais,mesmo que ainda embrionárias, uma possibilidade de disseminar conhecimento através de uma mídia rápida e em tempo real.

Dentro deste espírito nasceu o blog Aroma Essencial, um meio de buscar e reunir conhecimento sobre uma nova ferramenta do marketing há algumas décadas na Europa, mas recente no Brasil – Marketing Olfativo e Identidade Olfativa. Não seria possível falar desta nova ferramenta sem mencionar sua fonte, a Aromaterapia, o estudo dos aromas, dos óleos essenciais e sua função no físico, mental e emocional humano. Um assunto fascinante e envolvente que agrega a combinação de aromas que possibilitem uma marca/produto fidelizar clientes através da identificação olfativa, além dos benefícios ao ambiente social e comercial que é um dos focos deste blog.

Ser convidada para estar no site Valor Luxury Lab com este assunto é um desafio e tanto, pois ainda engatinhamos neste nicho de mercado e pouca, mas muito pouca informação está disponível. A abertura para estudos mais aprofundados como mensuração de mercado, uso dos aromas e sua forma benéfica junto ao publico alvo, o valor desta nova ferramenta na área do marketing e nas diversas mídias, aspectos psicológicos e neurológicos entre outros serão abordados. Estaremos convidando profissionais para dar sua opinião, trazer cases, experiências, analise de mercado, novidades e atualização do setor no Brasil e nos demais países. Buscaremos também as novidades e curiosidades do setor.

A coluna será interativa e espero que a participação de todos possa ampliar a discussão, enriquecendo o assunto e mostrando que viver bem, ser um Luxo não é uma sandice de meia dúzia, é estar bem, sentir-se bem, viver bem, e todos merecemos este estado de equilíbrio e harmonia. Só com essa consciência estaremos renascendo para um mundo melhor.

Cybele Fiorotti é publicitária e assessora de imprensa. Consultora na área de comunicação. Atua nos setores: cultura, saúde e terceiro setor. Desenvolveu parcerias e projetos nas áreas da educação e meio ambiente. É voluntária no projeto Comunicadores sem Fronteiras/Aberje, e em outros projetos sociais. Desenvolveu o blog Aroma Essencial, rede sobre Marketing Olfativo e Identidade Olfativa que reune informação e busca ampliar a discussão sobre o tema.

sábado, 12 de junho de 2010

HOMENAGEM AO AMOR

O amor deveria ser sinônimo de ternura, sentimento incondicional,sem cobranças. No entanto, ele caminha por varias vertentes e pode chegar ao egoísmo extremo.Hoje é dia de comemorar o Amor dos enamorados, amantes, amigos, conscientes ou inconscientes do seu poder.

Na Aromaterapia vários são os capítulos dedicados a ele-o Amor.Veja algumas dicas quando altos e baixos tomam conta do nosso emocional.

"Está se sentindo irritada, um pouco fora de foco e hipersensível? Experimente um óleo básico como vetiver, talvez com uma gota adicional de patchuli e laranja. Angélica e junípero dispersam a negatividade. O Olíbano ajuda a deixar o passado para trás, assim como quando se está no início de um novo relacionamento e não se consegue parar de pensar no anterior. Para pensamentos obsessivos ou preocupações excessivas com um novo amor, para as situações nas quais você tem dificuldades de enfocar o resto de sua vida, levante o astral com uma essência básica ou centering, como vertiver, nardo, mirra (fragrância preferida entre as hetairai-cortesã grega), ou sândalo. Se você tem problema para falar de si mesma ou de dizer a seu amante o que você precisa, use camomila ou rosa."
"Os óleos essenciais são como uma ponte entre o mundo dos humanos e o das plantas. Cada vez que você usa uma essência com amor, consciência e apreciação estão fortalecendo a teia que conecta toda a vida da Terra. Quanto mais estima e respeito você tiver por seus óleos, melhor será a mistura, tanto na forma como na função. Experimente e você verá!”


Conhecer seu poder de atração é um dom. Usá-lo de forma inteligente é outro dom precioso. Trabalhamos aqui nossa alquimia interior, nosso poder de sedução tanto para o Amor, como para estabelecermos um espaço. Isso mesmo que você leu. Você já deve ter conhecido alguem cujo perfume deixa marca e lembrança. É a magia maior, aquela que nos conecta com a natureza, com a mãe terra, que libera nossa intuição e nosso poder de sedução. Seja feliz!Ame-se muito para poder amar de verdade.

Texto: Cybele Fiorotti
Citações do livro: Aromaterapia para o Amor - Tara Fellner

Curiosidade

Os aromas são poderosos,isso é fato.Os biologos Rony Garcia e José Moreira, do Progrma de Conservação dos Jaguares da organização Wildlife Conservation Society's, provaram a tese. Eles usam o perfume Obsession for men, da Calvin Klein, para atrair felinos,neste caso, Jaguares. O WCS procurava maneiras de fazer com que os jaguares se posicionassem de frente para as câmeras e, depois de testarem varias fragrâncias, descobriram que aplicar a substância perto dos equipamentos, sensíveis ao calor e ao movimento, atraía os animais por mais tempo que outros perfumes ou métodos.

Na descrição do produto em sua página on-line está escrito:"É uma combinação atrativa de Botânica, especiarias e madeiras raras que é impossível resistir". A descoberta de que o Obsession for Men age como um imã para os felinos foi resultado de uma experiência do WCS no zoológico do Bronx, em Nova York.

O Jaguar é o maior felino do hemisferio ocidental, podendo atingir até 2,60m e pesar 115 kg.Simbolo da fauna brasileira, era temido pelos Maias.

Fonte: Jornal da Tarde, edição de sabado 12/06/2010- JTRadar.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Construtoras investem em Marketing olfativo

As construtoras Rossi e Diagonal estão investindo na diferenciação através do olfato. A estratégia de marketing feita em parceria pelas empresas está sendo aplicada em estandes da Rossi no Nordeste. Para o empreendimento Terraços Praças Residenciais, em Fortaleza, o consumidor sentirá o aroma de alecrim, que remete a temperos, cozinha e reuniões em família, assim como o estande do Praças Residenciais.

Já para o edifício comercial Duets Office Towers, a Rossi usa um aroma de madeira, com o objetivo de apresentar um imóvel clássico e requintado, enquanto os empreendimentos à beira-mar têm em seus estandes a essência de baunilha. Além do cheiro, os espaços ainda oferecem som ambiente de acordo com o perfil do público. A Rossi já planeja levar este conceito de estandes para o Rio Grande do Norte.

Fisgado pelo nariz

A fragrância pode ser o fator determinante quando você compra um produto cosmético. Isso acontece porque o olfato tem conexão direta com o processamento de emoções e o armazenamento de memórias, ou seja, uma fragrância pode fazer você torcer o nariz ou trazer-lhe lembranças de ocasiões especiais e sentimentos calorosos. Por isso, a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) investe no marketing olfativo, aumentando o vínculo entre a marca e o consumidor final

Marketing Olfativo - Alberto Souza

Sabemos que o marketing olfativo pode ser um complemento para campanhas tradicionais de marketing. É possível harmonizar todo o ambiente, desde a ambientação física de uma loja até a fragrância que representa a marca. Com isso, envolver o consumidor no ponto de venda e estimular seus sentidos.

Entretanto, muito ainda deve ser explorado para ampliar o uso desta ferramenta. Abaixo relacionamos algumas perguntas que visam ampliar o conhecimento e o uso do marketing olfativo.

sábado, 5 de junho de 2010

A importância do Marketing Olfativo como estratégia de mercado

O mercado da concorrência, entre outras ações, deve ser encarado dentro de uma visão inteligente, ligada a valores e emoções. Isso leva os profissionais de marketing a buscar por estratégias que diferenciem seus clientes dos demais concorrentes e transforme os produtos ou marcas da empresa em atrativos de fidelização. Uma dessas novas ferramentas do marketing moderno é a Identidade Olfativa para marcas ou produtos. Para se chegar a uma identidade olfativa, é preciso estudar o ambiente a ser explorado, o público-alvo e o objetivo da ação. Este nicho de mercado antes trabalhado no campo prático da experimentação se consolida como um mercado de fato e requer competência e atualização constante na área de aromaterapia.

O consumidor está exigente e conhece seus direitos tanto em relação à qualidade dos produtos oferecidos, quanto ao atendimento dado pela empresa . Não é mais possível empurrar literalmente qualquer coisa para o mercado. O grau de exigência chegou às classes emergentes que hoje consomem mais, e melhor, e já lideram nichos significativos do mercado.

“Ao lidar com outras pessoas, lembre-se de que você não está lidando com criaturas da lógica, mas da emoção, ou seja, com seres que estão enredados em preconceitos e motivados pelo orgulho e pela vaidade”. (Dale Carnegie)

A emoção nos torna sujeitos de ações intempestivas. Leva-nos a resgatar lembranças e nos torna susceptível a influencias externas. Todos estes aspectos têm que ser levados em consideração quando projetamos uma ação que vai influenciar não uma, mas varias pessoas. A arte de usar aromas é tão sensível à especulação quanto qualquer outro meio de influenciar pessoas, e deve englobar valores voltados para o campo da ética e do equilíbrio, pois lidamos com um aspecto sutil do ser humano - a percepção sensorial, neste caso olfativa.

Na aromaterapia, a importância da saúde da mente é a mesma com a qual lidamos com a saúde do corpo. Levar em consideração os vários tipos de emoção e como elas nos afetam, tornam este novo nicho de mercado um maravilhoso campo para não só promover vendas, agregar valor a marcas e produtos, fidelizar clientela, mas, sobretudo criar ambientes harmônicos sob vários aspectos como: sala de reuniões, eventos, locais de grande concentração como teatros, cinemas; amenizar ansiedades em ambientes hospitalares e consultórios; ajudar na concentração na hora dos estudos entre diversos outros recursos. Além de toda parte de papelaria,embalagens, criação de logotipos, etc..

Alguns exemplos práticos de empresas que usam deste recurso. O Teatro HSBC, em Curitiba, é aromatizado com fragrância de bambu. Varias chocolaterias, em São Paulo, A importância do Marketing Olfativo como estratégia de mercado.docjá tem os equipamentos aromatizadores de ambientes com uma fragrância de chocolate. A rede de lojas de calçados Via Uno, possui todas as unidades da rede no Brasil e no exterior - Espanha, Holanda e Alemanha - incluindo as franquias, aromatizadas. A espanhola Sara Navarro, lançou de uma linha de sapatos confeccionados em três aromas distintos.

O merchandising é outro meio que usa o recurso nos PDV, dando identidade e personalidade ao local. Em seu artigo "A Excelência: O Ponto-de-Venda", Cabrino diz que:
(...) aromas como o de maçã verde e pepino, são ideais para pontos-de-venda de pequeno porte, uma vez que possuem propriedades capazes de reduzir os níveis de stress e claustrofobia. O cheiro de fumaça de churrasco é indicado para espaços amplos, pois provoca sensação de aconchego, evitando crises de agorafobia (medo de lugares públicos e descobertos). O grau de olfato varia de pessoa a pessoa. As mulheres têm um olfato mais apurado que os homens, principalmente durante a ovulação. Os idosos, com mais de 80 anos, apresentam sensível redução na percepção olfativa, assim como os fumantes e as pessoas que trabalham ao ar livre. (www.portaldomarketing.com.br/Artigos)

Esta nova ferramenta do marketing – Marketing Olfativo - traz o conceito de interatividade – empresa/consumidor; mensuração da resposta, pois é possível mensurar in loco a reação do consumidor, proporcionando uma busca de melhores resultados; comunicação direta e individualizada, pois cada um vai remeter a lembrança do aroma para uma situação ou registrar na memória a informação emocional relativa à marca ou produto, tornando a vontade de retornar uma ação espontânea. Uma ferramenta que já provou ser eficaz e inovadora.

Cybele Fiorotti

BUDDHA BAR III - Golden Lotus

terça-feira, 1 de junho de 2010

Matéria interessante realizada em 2003 sobre "Aromas que vendem "

Cheiro bom

Atuando diretamente sobre as emoções dos clientes, o marketing olfativo evoluiu e se transformou em importante ferramenta para o negócio.



Leia matéria completa aqui.

Aroma Essencial.

Sapatos com aromas

Quando pensávamos ter visto todo o tipo de inovações na concepção de calçado, eis que surge uma linha de sapatos confeccionados em três aromas distintos. Uma inovação introduzida pela estilista Sara Navarro que pertence à terceira geração de uma família de artesãos e industriais do calçado da cidade espanhola de Elda.