sábado, 13 de junho de 2009

Varejo calçadista investe em marketing olfativo

Em tempos em que se desenha um novo perfil de consumidor - mais interessado em unir emoção às compras -, o varejo precisa estar atento a diferentes maneiras de conquistar seu público-alvo. Além de uma bela vitrine, uma excelente exposição interna de produtos e um layout caprichado, uma nova ferramenta vem sendo utilizada pelo varejo calçadista: o marketing olfativo. Ao lado da preocupação com o visual, algumas empresas já passam a utilizar a estratégia, que visa criar uma identidade própria no ponto-de-venda a partir de fragrâncias pré-determinadas através de uma avaliação do tipo de negócio. Bastante presente no comércio de outros países, o conceito começa, aos poucos, a ganhar força no Brasil e conquistar o segmento. A rede Bayard Esportes (São Paulo/SP) já utiliza o recurso há três anos e acredita que conseguiu desenvolver uma espécie de assinatura olfativa junto aos seus consumidores. As oito lojas da empresa contam com uma fragrância especial, desenvolvida para fazer com que o cliente associe a prática do esporte à sensação agradável de estar em meio a natureza. Ao entrar na loja, o cliente aspira um aroma levemente amadeirado que lembra o Parque do Ibirapuera, tradicional reduto dos atletas na capital paulista. “Hoje em dia é necessário ir além do produto e do visual. É preciso criar uma identidade própria e esta ferramenta está sendo muito eficiente neste sentido. Afinal, este cheiro é só nosso, de forma que as pessoas passam a lembrar dele”, acredita. O mesmo conceito é utilizado pela Via Uno, presente no Brasil e no exterior com 60 pontos-de-venda. Todas as unidades contam com uma fragrância específica, que é acionada por um mecanismo próprio para aromatizar o ambiente. Segundo o gerente de franquias da marca, Alexandre Pereira, o sistema já é utilizado há um ano e partiu de uma iniciativa da companhia em melhorar o ambiente das lojas. “Tomamos conhecimento desta nova ferramenta de marketing e passamos a procurar uma empresa que pudesse nos oferecer um cheiro agradável. Escolhemos um aroma floral, que é utilizado em todas as filiais no mundo, e estamos bastantes satisfeitos com os resultados”, conta. Estudos realizados no Canadá mostram que uma aromatização com discretos traços de notas doces e cítricas num shopping center local elevou o gasto médio de compras de U$ 55 para U$ 90 na semana do teste de aromatização em comparação ao período anterior. A informação é de Julio Yoon, diretor da Biomist (São Paulo/SP), empresa especializada no assunto. De acordo com ele, o marketing olfativo no varejo faz uso de um conceito multi-sensorial, que estimula os campos visual, auditivo, tátil, degustativo e olfativo, para que o ambiente fique mais atrativo, agradável e persuasivo. “Assim, os clientes permanecem mais tempo dentro das lojas e as chances de se fazer uma compra aumentam”, analisa. Os aromatizadores utilizados pelas empresas são estrategicamente instalados no ambiente, programados para borrifar a fragrância de tempo em tempo e numa quantidade suficiente para o sucesso da ação. Cada aparelho é capaz de perfumar espaços de, aproximadamente, 35 m2. Em locais maiores a aromatização pode ser feita através do ar condicionado. Mas como saber qual a fragrância certa para cada tipo de negócio? “Acreditamos que cada loja tem uma necessidade específica e sempre colhemos informações do perfil da mesma e do seu público. Sugerimos para lojas de calçados as fragrâncias herbais ou mesmo os amadeirados. Mas há exceções, temos como exemplo uma loja de calçados infantis aromatizada com essência de tutti-frutti”, informa.

Fonte: Jornal Exclusivo -
http://www.exclusivo.com.br

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