terça-feira, 21 de abril de 2009

Aromaterapia Ambiental

Um conceito um pouco diferente de Aromatização Ambiental ou de Marketing Olfativo - que podem ou não utilizar essências sintéticas para aromatizar ambientes, a Aromaterapia Ambiental visa exclusivamente o uso de óleos essenciais 100% puros e naturais para os mais diversos propósitos, sejam eles terapêuticos, produtivos, comerciais, como ferramenta de marketing ou apenas para puro prazer!

Por utilizar óleos essenciais, os efeitos da Aromaterapia Ambiental são previsíveis, isto é, pode-se saber antecipadamente se um aroma provocará sensações de relaxamento, estímulo, revigoramento, felicidade, dentre outras. Isto difere da aromatização com essências sintéticas pois estas, além de conterem substâncias muito prováveis de provocar reações alérgicas e dores de cabeça, não surtem os mesmos efeitos que os óleos essenciais.

Um profissional sério é capaz de identificar a necessidade de um cliente e criar uma sinergia, uma mistura contendo vários óleos essenciais, formando uma "logomarca olfativa", de forma que seu público-alvo perceba os efeitos sutis dos aromas escolhidos e se beneficie de suas propriedades. Por exemplo: num consultório dentário, onde muitas pessoas ficam tensas na sala de espera, usando uma sinergia com óleos com propriedades relaxantes, os pacientes ao invés de ficarem nervosos, começarão a sentir-se mais calmos, muitas vezes sem saber o porquê. E posteriormente, associarão o aroma percebido a sensações de relaxamento.

Dentro de uma fábrica ou um escritório, óleos essenciais podem ser usados para aumentar a concentração e a atenção de funcionários, visando aumentar a produtividade e combater os acidentes de trabalho. Por tabela, todos sentem-se melhor e mais motivados para trabalhar.
Numa loja, um aroma relacionado com o tipo de produto ou serviço oferecido pode ajudar a aumentar as vendas e criar uma identidade olfativa. É uma grande tendência do mercado brasileiro, seguindo os passos de países como os Estados Unidos, por exemplo.

Há, finalmente, que se considerar que, por todos estes benefícios, a Aromaterapia Ambiental não é uma ferramenta barata, uma vez que utilizam óleos essenciais puros e não essênciais sintéticas baratas. Vistas, porém pelo conceito de custo-benefício, sem dúvida é um investimento com retorno garantido. Retorno não apenas financeiro, mas o retorno de clientes e funcionários satisfeitos, criando fidelização, algo que não se mede facilmente.

Beatriz Yoshimura
Postado por Aroma Solar em 28 outubro 2008 às 15:22

Nenhum comentário: